Publicação: Refletindo sobre a própria prática: um estudo autoetnográfico sobre os saberes de uma professora em form(ação)
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Iaochite, Roberto Tadeu 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
A natureza complexa e dinâmica que caracteriza a prática de ensinar na educação infantil requer que o professor reflita sobre suas próprias ações. Ao fazê-lo mobiliza saberes e sentimentos que estão frequentemente associados com as ações que realiza na sala de aula. Especificamente, o objetivo do presente estudo foi identificar, descrever e analisar, à luz do referencial dos saberes docentes, os desafios, os saberes e os sentimentos vivenciados durante a prática de ensinar de uma professora em formação. Metodologicamente, optou-se por um estudo autoetnográfico, utilizando-se de registros em diário de campo, os quais foram analisados a partir de três descrições distintas – a própria professora, o contexto e a relação entre a professora e o contexto. A “indisciplina” dos alunos e a ausência de estratégias imediatas para enfrentá-la foram os principais resultados encontrados pela professora. Além disso, constatamos a importância da reflexão sobre a própria prática para dar origem a novos saberes pedagógicos. Os saberes experienciais embasaram fortemente as ações da professora na tentativa de resolver os desafios durante a prática. Refletir sobre esses desafios tem sido um exercício que está, a todo o momento, transformando para além da prática, valores e significados pessoais sobre a docência que, até então, pareciam já bem definidos
Descrição
Palavras-chave
Etnologia, Professores - Formação, Educação de crianças, Professores de educação pré-escolar - Formação
Idioma
Português
Como citar
VITTI, Camila Cristiane. Refletindo sobre a própria prática: um estudo autoetnográfico sobre os saberes de uma professora em form(ação). 2011. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.