Logotipo do repositório
 

Publicação:
Guia didático sobre práticas avaliativas na educação física escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Santos, Sueyla Ferreira da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Objeto educacional

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este documento consiste em um guia didático completo e aplicável sobre as práticas de avaliação no contexto da Educação Física escolar. Idealizado como um instrumento de suporte para os professores, este guia visa otimizar as ações avaliativas relacionadas às unidades temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do ensino fundamental, além de representar uma valiosa contribuição para a formação continuada dos educadores. Fruto de uma construção colaborativa com os próprios professores, o material foi desenvolvido a partir da escuta e da identificação das necessidades concretas manifestadas durante uma pesquisa de campo. Nesse sentido, o guia oferece uma vasta exploração teórica acerca dos processos avaliativos intrinsecamente ligados à prática docente, ao mesmo tempo em que apresenta cenários reais vivenciados por professores e exemplos de práticas bem-sucedidas. Adicionalmente, o guia disponibiliza uma planilha de avaliação, concebida para auxiliar o professor no acompanhamento e no registro sistemático das atividades avaliativas implementadas ao longo do ano. Em suma, este guia didático se estabelece como um recurso fundamental, unindo a profundidade teórica com a aplicabilidade prática, com o objetivo de fortalecer as estratégias de avaliação dos professores de Educação Física em consonância com as diretrizes da BNCC.

Resumo (inglês)

This document consists of a comprehensive and applicable teaching guide on assessment practices in the context of Physical Education in schools. Designed as a support tool for teachers, this guide aims to optimize assessment actions related to the thematic units proposed by the National Common Curricular Base (BNCC) for the final years of elementary school, in addition to representing a valuable contribution to the continuing education of educators. The result of a collaborative construction with the teachers themselves, the material was developed based on listening to and identifying the specific needs expressed during a field study. In this sense, the guide offers a broad theoretical exploration of the assessment processes intrinsically linked to teaching practice, while also presenting real scenarios experienced by teachers and examples of successful practices. Additionally, the guide provides an assessment spreadsheet, designed to assist teachers in monitoring and systematically recording the assessment activities implemented throughout the year. In short, this teaching guide establishes itself as a fundamental resource, combining theoretical depth with practical applicability, with the aim of strengthening the assessment strategies of Physical Education teachers in line with the BNCC guidelines

Descrição

Palavras-chave

Avaliação, Guia didático, Educação física, BNCC, Unidades temáticas

Idioma

Português

Como citar

FORTUNATO, Marcos Roberto. Guia didático sobre práticas avaliativas na educação física escolar. Orientador: Sueyla Ferreira da Silva dos Santos. 2025. 51 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação