Presidente Prudente - FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254083
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ItemObjeto educacional Infográfico: estratégias inclusivas de enriquecimento curricular para os anos iniciais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-31) Rossi, Pamela Leal Marinho ; Villela, Fabio Camargo Bandeira ; Villela, Fabio Camargo Bandeira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O recurso educacional: INFOGRÁFICO: Estratégias inclusivas de enriquecimento curricular para os anos iniciais é um material criado como desdobramento da dissertação Identificação de estudantes com indicadores de altas habilidades ou superdotação e estratégias inclusivas de enriquecimento curricular para os anos iniciais desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional.ItemObjeto educacional Formação continuada: adaptação curricular da leitura e da escrita para estudantes com deficiência intelectual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Onohara, Juliana Vasques ; Galhardo, Eduardo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os desafios impostos na construção de uma educação inclusiva exigem dos professores uma nova abordagem em relação ao ensino e à aprendizagem dos estudantes, o que torna a formação continuada um aspecto fundamental quando nos referimos a práticas inclusivas. Destarte, esta formação continuada nomeada Adaptação curricular da leitura e da escrita para estudantes com deficiência intelectual, foi elaborada com base nas necessidades levantadas pelos professores, sendo planejada em uma sequência de ações práticas e viáveis. Essas ações visam promover uma reflexão sobre a educação inclusiva, contribuindo para o aprimoramento da prática docente, mas especificamente a operacionalização da adaptação curricular. Teremos como foco articulador a estrutura de ações colaborativas, inspiradas no conceito de Ensino Colaborativo.ItemObjeto educacional Guia para atendimento educacional especializado de alunos com deficiência intelectual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-01) Rosalen, Silmara Nilda ; Fonseca, Kátia de Abreu ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O Guia para Atendimento Educacional Especializado de Alunos com Deficiência Intelectual é um recurso pedagógico elaborado no contexto de um trabalho acadêmico desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da UNESP. Seu objetivo principal é oferecer aos professores estratégias práticas e metodológicas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo uma educação mais inclusiva e personalizada. O guia é estruturado em etapas que começam pela avaliação inicial dos alunos, incluindo entrevistas com responsáveis legais para coleta de informações relevantes sobre os estudantes e sondagens para identificar habilidades de escrita, leitura e raciocínio lógico. Essas avaliações iniciais permitem a identificação de competências já desenvolvidas e aquelas que necessitam de maior atenção. Além disso, o guia apresenta atividades avaliativas e interventivas que englobam testes de percepção visual, auditiva e tátil, bem como estratégias para trabalhar raciocínio lógico, sequência lógica e alfabetização, utilizando abordagens lúdicas e visuais adaptadas às necessidades dos alunos. Também são incluídas propostas de avaliação da orientação temporal e espacial, habilidades essenciais para o planejamento e organização no cotidiano escolar. O guia propõe ainda estratégias pedagógicas personalizadas, com sugestões de adequações curriculares e flexibilizações que favoreçam a inclusão. As atividades apresentadas são práticas e adaptáveis, permitindo que os professores considerem as especificidades de cada aluno e o contexto em que estão inseridos. Como um material acessível e fundamentado em princípios teóricos e normativos da Educação Especial, o guia busca integrar o conhecimento acadêmico à prática docente, contribuindo para a formação de um ambiente educacional mais acolhedor e efetivo para alunos com deficiência intelectual.ItemObjeto educacional Eliminando barreiras na educação de surdos: reflexão de boas práticas em sala de aula(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-18) Ribeiro, Gabriela de Oliveira ; Bataliotti, Soellyn Elene ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Recurso Educacional: Eliminando Barreiras na Educação de Surdos: Reflexão de Boas Práticas em Sala de Aula, como desdobramento da dissertação Formação para Professores de Escolas-Polo Municipais de São Paulo: Eliminando as Barreiras para a Inclusão do Estudante Surdo, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional – PROFEI, da Universidade Estadual Paulista – UNESP.ItemObjeto educacional Geo ateliê: atualização formativa para professores ao ensinar geografia para alunos surdos(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024-12-16) Ribeiro, Ivana dos Santos ; Batalliotti, Elene Soellyn ; Batalliotti, Elene Soellyn ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The research entitled "The teaching of geography through Libras for students deaf in the city of Mata de São João -Bahia", aimed to analyze how the inclusion of deaf students occurs from the pedagogical practice of Geography teachers from the regular school system in the city of Mata de São João - Bahia, and as an Educational resource to propose a formative update plan that meets the inclusive education of these students. The Educational resource called Geo ateliê: formative update for teachers when teaching geography to deaf students is a course with the character of formative updating for geography teachers in the final years of Elementary School, who work with Deaf and hearing students in the classroom. The purpose of this course is to guide geography teachers to the development of knowledge and educational practices necessary for the production of methodological proposals for the teaching of geography, which stimulate the autonomy, the critical sense of the deaf and hearing student for the understanding and application of geographical reasoning in the process of production of space.ItemObjeto educacional Ajustes curriculares na prática: um guia para professores(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-22) Ferreira, Flávia Caroline ; Villela, Fabio Camargo bandeiraEste recurso educacional objetiva ajudar os professores da classe comum e os professores especializados da Educação Especial a compreenderem o processo de elaboração dos ajustes curriculares e colocá-los em prática com a diversidade dos seus estudantes.ItemObjeto educacional Saberes e aprendizagens no espaço escolar na perspectiva inclusiva(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-08) Batista, Silvana Gomes Lins ; Oliveira, Anna Augusta Sampaio de ; Oliveira, Anna Augusto Sampaio de [UNESP} ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este Recurso Educacional é oriundo da linha 3 de pesquisa - Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) realizado na Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Presidente Prudente. O recurso está vinculado a dissertação de mestrado, Percepção de Professores do 6º ano do Ensino Fundamental sobre sua Atuação e Formação em Serviço na Perspectiva Inclusiva, estudo realizado pela mestranda Silvana Gomes Lins Batista, sob a orientação da Profa. Dra. Anna Augusta Sampaio de Oliveira. Trata-se de um Curso de Formação Continuada para professores do Ensino Fundamental, anos finais, intitulado Saberes e Aprendizagens no Espaço Escolar na Perspectiva Inclusiva. O curso foi organizado a partir da observação das necessidades apresentadas pela análise dos dados da pesquisa realizada para o estudo da referida dissertação. Pretende apresentar desde os fundamentos teóricos e legais da educação inclusiva até exemplos de práticas inclusivas, porporcionando uma visão abrangente sobre a atuação docente na perspectiva inclusiva. Destacamos que esta formação é baseada no conhecimento da importância do professor da sala comum como agente de oportunidade e respeito à diversidade no ambiente educacional, para criar um espaço acolhedor e de aprendizagem para todos os alunos, atuar com práticas pedagógicas inclusivas e ações realizadas em colaboração com os demais profissionais da educação. Tendo em vista o compromisso com a educação inclusiva, esta formação destina-se a professores da sala comum que atuam nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo é desenvolver um curso aberto e acessível. Sendo a formação continuada uma necessidade urgente na área da educação, pretende-se que esta sirva de recurso educativo para outros professores da escola envolvida na pesquisa, bem como para aqueles interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o tema em discussão.