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Publicação:
Cia. Éxciton: um projeto de criação

dc.contributor.authorPaiva, Ana Clara de Souza [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Vanessa Moraes [UNESP]
dc.contributor.authorVolp, Catia Mary [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:09:41Z
dc.date.available2017-01-18T18:09:41Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: Em 2001 a Cia. Éxciton, grupo institucionalizado junto à Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX) da UNESP, recebeu o convite para uma parceria com a Concessionária de Rodovias do Interior Paulista S/A - Intervias - prestadora de serviços rodoviários que, desde 1999, atende o Governo do Estado de São Paulo. O convite para a parceria decorreu da realização de algumas apresentações interativas em colégios da rede de ensino do Município de Araras. O sucesso destas interações chamou a atenção da pedagoga Profa. Maria José Finardi que convidou formalmente a Cia para atuar no "Projeto Escola Intervias", que busca esclarecer e difundir informações sobre o trânsito sem perder de vista questões de cidadania. A Profa. Maria José Finardi trabalhou na concepção e implementação de materiais pedagógicos como cartilhas e reprodução de situações do cotidiano, visando despertar o interesse das crianças do ensino básico através do lúdico para a importância do assunto. Objetivos: elaborar um espetáculo abordando temas sobre o trânsito e a cidadania voltado para a clientela escolar, de no máximo 30 minutos, no período de dois meses utilizando o recurso da luz negra. Método: Participaram da criação e elaboração dos materiais os 13 integrantes da Cia Éxciton. Para iniciar seus trabalhos os integrantes receberam todo o material do Projeto Escola e pesquisaram, também em outras fontes, o tema proposto. De maneira generalizada os seguintes sub-temas foram trabalhados pela Cia Éxciton, no sentido de contextualizar, na composição cênica, uma situação do cotidiano: Educação Ambiental, Infrações, Direitos e Deveres no Trânsito. Tomou-se ainda por meta desenvolver os sub-temas em situações diversas que envolvessem automóvel, bicicleta e pedestre. Resultados: um bloco com nove coreografias foi concebido e o espetáculo recebeu o nome de Arte para Humanizar o Trânsito contendo as seguintes coreografias: Zé pergunta, Intervias responde; Pare! Olhe o farol!; Show das placas; Faixa de pedestres; Atenção, trânsito não é brincadeira!; Confusão sobre duas rodas; Infrações: porque não te quero; Direito à educação e Certo ou errado?. A estréia deu-se na abertura oficial do Projeto Escola no Teatro Municipal da cidade sede da Intervias - Araras e firmou-se o compromisso de duas apresentações por mês para as escolas dos municípios atendidos pela concessionária. Em 2002 este projeto recebeu o Prêmio Top Social ADVB. Um plano de atuação como este requer dedicação, adequação de objetivos, aprofundamento de todos envolvidos nos conteúdos gerais e específicos e responsabilidade.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação Física, Rio Claro, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação Física, Rio Claro, SP
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ52.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148324
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleCia. Éxciton: um projeto de criaçãopt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação Física - IBpt

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