Logotipo do repositório
 

Publicação:
Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção

dc.contributor.advisorRinaldi, Renata Portela [UNESP]
dc.contributor.advisorSchlunzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
dc.contributor.authorOmodei, Juliana Dalbem [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:00Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:00Z
dc.date.issued2013-09-12
dc.description.abstractA presente investigação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), especificamente à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”. Ao considerar que o programa de Implantação da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é orientado pela Política Pública para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e uma das iniciativas do Ministério da Educação (MEC) para o processo de inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE), torna-se essencial a compreensão do uso dos recursos dispostos neste ambiente. Bem como, investimentos para formação de professores que atuarão nesse contexto para que possam contribuir com mudanças na prática docente do professor da classe regular e com a inclusão dos EPAEE no sistema regular de ensino. Diante desta perspectiva, este estudo teve por objetivos precípuos conhecer e analisar os recursos disponibilizados na SRM e Objetos de Aprendizagem para um trabalho pedagógico de apoio aos estudantes com Deficiência Intelectual, por meio de um processo de intervenção, observando suas possibilidades e limitações. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, do tipo intervenção orientada pela abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa...pt
dc.description.abstractThis research is linked to the Graduate Program in Education of the College of Sciences and Technology, Universidade Estadual Paulista (FCT / UNESP), specifically to the search line of Practices and Formative Processes in Education. Considering that the program for the Implementation of Multifunction Resources Room (SRM) is oriented by Public Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education and one of the initiatives of the Department of Education (MEC) for the process of inclusion of Target Audience Students of Special Education (EPAEE), it becomes essential to understand the use of resources arranged in this environment. As well as investments in training teachers who will work in this context so they can contribute to changes in the teaching practice of the regular class teacher and the inclusion of EPAEE in the regular school system. Given this perspective, this study had the prime objectives to understand and analyze the resources available in SRM and Learning Objects for a pedagogical work to support students with Intellectual Disabilities through an intervention process, noting its possibilities and limitations. The methodology adopted for the development of research is based on the qualitative approach, the type intervention guided by constructionist, Contextual and Meaningful approach... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent186 f. : il.
dc.identifier.aleph000731922
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationOMODEI, Juliana Dalbem. Um olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção. 2013. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
dc.identifier.fileomodei_jd_me_prud.pdf
dc.identifier.lattes9947031359755735
dc.identifier.lattes7346754405819238
dc.identifier.lattes7346754405819238
dc.identifier.orcid0000-0001-7772-6705
dc.identifier.orcid0000-0003-1138-8541
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92353
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectObjetos de aprendizagempt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectEducationpt
dc.titleUm olhar para a Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervençãopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9947031359755735[1]
unesp.advisor.lattes7346754405819238[2]
unesp.advisor.orcid0000-0001-7772-6705[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-1138-8541[2]
unesp.author.lattes7346754405819238
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
omodei_jd_me_prud.pdf
Tamanho:
1.27 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format