Publicação:
O tema transversal orientação sexual: implicações na formação docente

dc.contributor.authorPetrenas, Rita de Cássia [UNESP]
dc.contributor.authorGonini, Fátima Aparecida Coelho [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionFundação Educacional de Ituverava
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:13Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:13Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEssa proposta de trabalho, objetiva refletir a respeito da formação do educador frente ao desenvolvimento do cidadão no contexto da contemporaneidade quando se aborda no ambiente escolar a sexualidade, considerando os temas transversais, especificamente a orientação sexual, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trata-se de levantamento bibliográfico a partir de alguns documentos que estabelecem diretrizes, legalidade e também autores que abordam a sexualidade no contexto escolar e a relação da temática com a formação docente. Neste aspecto, podemos perceber que a formação docente em relação à temática ainda é incipiente e requer que os professores se prepararem para proporcionar ao aluno uma educação de qualidade que dissipe as diferenças culturais, sociais, econômicas, de gênero e sexo sendo capaz de evitar que a diversidade constitua fator de exclusão e preconceito. Podemos perceber que transformações e mudanças não se implantam somente por legislações e diretrizes é preciso planejamento, formação dos envolvidos e paralelamente vontade e predisposição dos gestores públicos e educacionais. Vislumbramos assim, uma educação sexual emancipatória, com marcas de criticidade, alteridade e reflexão.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.format.extent6419-6428
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6419-6428
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6419-6428.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes7163791603588084
dc.identifier.orcid0000-0002-1552-5702
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141730
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação docentept
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaispt
dc.subjectEducação sexualpt
dc.titleO tema transversal orientação sexual: implicações na formação docentept
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7163791603588084[3]
unesp.author.orcid0000-0002-1552-5702[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

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