Publicação: Projeto D.A.N.T.E: desenvolvimento artístico de uma narrativa tecnológica
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Balan, Willians Cerozzi 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This monograph discuss the postmodernity social reality issues, emphasizing cultural, communicational, technological and informational extents. Via data collection through specific literature, and sources of different medias( internet, books, comic books, movies, novels, sociological, informational, technological, communicational and humanistic theories) behavioral patterns could be analyzed and the postmodern technological,informational and communicational reality as well, and how they mutually influence the “digital culture” construction (also called cyberculture). The results of this research were used to build a narrative which suits the new culture in development both in shape and in content: the scrip “Hotel Seol”. Therefore, “Hotel Seol” is consisted of an interactive and hypermedia narrative, in which the main reference sources are the study mentioned above, cyberpunk science fiction genre and “Hell”-first part of the book “Divine Comedy”, by DanteAlighieri
Resumo (português)
O trabalho aborda questões sobre a realidade social da pós-modernidade, dando ênfase aos âmbitos cultural, comunicacional, tecnológico e informacional. Por meio do levantamento de dados na literatura específica, e com fontes em diversos meios (internet, livros, revistas de história em quadrinhos, filmes, romances, teorias sociológicas, informacionais, tecnológicas, comunicacionais e humanísticas) puderam ser analisados padrões comportamentais e as realidades tecnológica, informacional e comunicacional da sociedade pós-moderna e como esses se influenciam mutuamente na construção da “cultura digital” (também chamada de cibercultura). Os resultados dessa pesquisa foram utilizados na construção de uma narrativa que se adequa a nova cultura em desenvolvimento tanto em forma, quanto em conteúdo: o roteiro “Hotel Seol”. Assim, “Hotel Seol” constitui-se numa narrativa interativa e em hipermídia, cujas principais fontes de referência são o estudo acima citado, o gênero de ficção científica cyberpunk e o “Inferno”- primeira parte do livro “Divina comédia”, de Dante Alighieri
Resumo (espanhol)
El documento aborda las preguntas sobre la realidad social de la postmodernidad, con énfasis en lacomunicación cultural, tecnológica y de información. A trayés de los datos de la encuesta en la literatura, y envarios medios de comunicación (internet, libros, revistas, cómics, películas, novelas, teorías sociológicas, de información, tecnológica, humanística y la comunicación)se pudo analizar los patrones de comportamiento y las realidades tecnología, información y comunicación de la sociedad post-moderna y cómo se influyen mutuamenteen la construcción de la cultura digital (también llamadacibercultura). Los resultados de esta encuesta se utilizaron para construir un relato que se ajuste a la nueva cultura en el desarrollo tanto en forma como en contenido:Hotel Seol el guión Por lo tanto, Hotel Seol” constituye un hipermedia y la narrativa interactiva, cuya principal fuente de referencia el citado estudio, el génerode la ciencia ficción cyberpunk y el infierno - la primera parte del libro Divina Comedia de Dante Alighieri
Descrição
Palavras-chave
Pós-modernismo, Internet, Sistemas de hipermidia, Cibercultura
Idioma
Português
Como citar
HARFUCH, Larissa de Santana. Projeto D.A.N.T.E: desenvolvimento artístico de uma narrativa tecnológica. 2011. . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Radialismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.