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Publicação:
Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação

dc.contributor.authorZambon, Pedro Santoro [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Juliano Maurício de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-08-24T20:05:46Z
dc.date.available2020-08-24T20:05:46Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO ato de jogar surgiu junto com as primeiras as primeiras comunidades humanas, como atvidade de entretenimento diretamente ligada à ludicidade, que molda e é moldado por ritos sociais, sendo parte do processo natural de socialização que prepara a criança para lidar com os riscos que podem ser encontrados mais tarde, na vida adulta (Huizinga, 2000). A partr do surgimento da computação, o ato de jogar encontrou uma nova plataformade interação, na convergência com o suporte tecnológico eletrônico surge o jogo digital. Ampliaram-se as possibilidades do jogar com o surgimento de uma nova mídia imersiva e essencialmente interatva, possibilitando novas e mais intensas interações que os jogos analógicos. Uma ampliação que não apenas transporta os jogos para um ambiente informatzado, mas transcende as suas experiências. O objetvo desse artgo é discutr o papel social dessa nova mídia e entender a sua importância para o mercado da comunicação. Para isso será realizada uma refexão que perpassa autores clássicos como Marshall McLuhan, Raymond Williams e Pierre Bourdieu, observando como os jogos digitais se peculiarizam em relação às demais mídias.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
dc.description.versionVersão final do editorpt
dc.identifier.isbn978-85-99679-86-9
dc.identifier.lattes4135636294511491
dc.identifier.lattes5849711278501873
dc.identifier.orcid0000-0002-4832-2338
dc.identifier.orcid0000-0001-8515-2457
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/193271
dc.language.isopor
dc.publisherUNESP- FAAC
dc.relation.ispartofMídia cidadã e movimentos sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusivapt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectJogos digitaispt
dc.subjectTecnologia socialpt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.titleJogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicaçãopt
dc.typeCapítulo de livro
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.departmentComunicação Social - FAACpt

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