Publicação: Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação
dc.contributor.author | Zambon, Pedro Santoro [UNESP] | |
dc.contributor.author | Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2020-08-24T20:05:46Z | |
dc.date.available | 2020-08-24T20:05:46Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O ato de jogar surgiu junto com as primeiras as primeiras comunidades humanas, como atvidade de entretenimento diretamente ligada à ludicidade, que molda e é moldado por ritos sociais, sendo parte do processo natural de socialização que prepara a criança para lidar com os riscos que podem ser encontrados mais tarde, na vida adulta (Huizinga, 2000). A partr do surgimento da computação, o ato de jogar encontrou uma nova plataformade interação, na convergência com o suporte tecnológico eletrônico surge o jogo digital. Ampliaram-se as possibilidades do jogar com o surgimento de uma nova mídia imersiva e essencialmente interatva, possibilitando novas e mais intensas interações que os jogos analógicos. Uma ampliação que não apenas transporta os jogos para um ambiente informatzado, mas transcende as suas experiências. O objetvo desse artgo é discutr o papel social dessa nova mídia e entender a sua importância para o mercado da comunicação. Para isso será realizada uma refexão que perpassa autores clássicos como Marshall McLuhan, Raymond Williams e Pierre Bourdieu, observando como os jogos digitais se peculiarizam em relação às demais mídias. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | |
dc.description.version | Versão final do editor | pt |
dc.identifier.isbn | 978-85-99679-86-9 | |
dc.identifier.lattes | 4135636294511491 | |
dc.identifier.lattes | 5849711278501873 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-4832-2338 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-8515-2457 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/193271 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | UNESP- FAAC | |
dc.relation.ispartof | Mídia cidadã e movimentos sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva | pt |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Jogos digitais | pt |
dc.subject | Tecnologia social | pt |
dc.subject | Comunicação | pt |
dc.title | Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação | pt |
dc.type | Capítulo de livro | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru | pt |
unesp.department | Comunicação Social - FAAC | pt |
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