Publicação: Reabilitação do casarão da Família Guedes: complexo de indústrias têxteis São Martinho, Tatuí-SP
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Salcedo, Rosío Fernandes Baca 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arquitetura e Urbanismo - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Tatuí, uma cidade do interior do Estado de São Paulo, uma das pioneiras no processo industrial têxtil do séc. passado. Com a decadência dessa economia, a cidade no geral, mas principalmente seu centro ficou repleto de grandes galpões abandonados, atualmente em processo de degradação. Um dos complexos mais interessantes é o da Companhia de Fiação e Tecelagem São Martinho, inaugurada em 1881, que é constituído pela fábrica de tecelagem São Martinho, um casarão e casas de operários, próximo ao antigo centro cívico da cidade. Este complexo teve grande importância na formação da cidade, foi tombado pelo órgão de patrimônios municipais e pelo CONDEPAAHT (Processo: 31877/94, Tombamento: Res. SC 31 de 30.10.2007, Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 358, p. 97, 12/03/2008). Portanto o presente Trabalho Final de Graduação tem por objetivos: a documentação histórica, fotográfica, métrica e do estado de conservação dos materiais do casarão Guedes, e elaboração do projeto de reabilitação e de sua ambiência
Descrição
Palavras-chave
Patrimonio historico - Tatuí (SP), Arquitetura - Conservação e restauração, Edificios historicos - Conservação e restauração - Tatuí (SP)
Idioma
Português
Como citar
ALVES, Malena Rodrigues. Reabilitação do casarão da Família Guedes: complexo de indústrias têxteis São Martinho, Tatuí-SP. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.