Publication: Literatura e o ensino de física, conexões possíveis: o que pensam os professores universitários
Loading...
Date
2022-01-12
Authors
Advisor
Galindo, Monica Abrantes 

Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Física - IBILCE
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
Temos observado que, nas escolas de Ensino Médio, a Física ainda é muitas vezes
apresentada como uma matemática aplicada, na qual os alunos só necessitam
decorar fórmulas e reproduzir diversos exercícios proprostos. Para que essa visão
comumente aterrorizante que os alunos possuem da Físca seja mudada, pesquisas
vêm sendo desenvolvidas na área de Ensino de Física e, também, relacionando
Ensino de Física e cultura, uma vez que o professor de Física e também o
pesquisador em Físíca é uma via de construção, de promoção da “cultura científica”
para a população. Nessa perspectiva, podemos considerar o Ensino de Física
juntamente com a Literatura. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as
concepções que um grupo de professores de Física e de Literatura de uma
universidade pública do noroeste paulista possuem sobre essa relação, articulação;
como inserir nas aulas de Física e, também, em como discutir com os futuros
professores. Como metodologia utilizamos uma entrevista semiestruturada, realizada
via GoogleMeet, com questões previamente prospostas apenas para nortear a fala
dos professores. Dos resultados, podemos perceber que os professores acham
válido o uso da Literatura para a contextualização e humanização dos conteúdos
vistos em sala de aula.
Abstract (english)
We have observed that, in high schools, physics is still often presented as an
"applied mathematics", in which students only need to decorate formulas, and
reproduce several propfaces exercises. In order for this commonly terrifying view that
students have of Fisca to be changed, research has been developed in the area of
Physics Teaching, and also relating Physics and Culture Teaching, since the physics
teacher and also the researcher in Fisíca is a transition route from "scientific culture"
to the population. From this perspective, we can consider physics teaching together
with literature, so the objective of this work is to identify the conceptions that a group
of physics and literature professors from a public university in northwestern São
Paulo have about this topic, how to insert this topic in physics classes, and also how
to discuss with future teachers about. As methodology, we used a semi-structured
interview, conducted via GoogleMeet, with questions previously proposed only to
guide the teachers' speech. From the results, we can see that teachers find valid the
use of literature for the contextualization and humanization of dull contents seen in
the classroom.
Description
Language
Portuguese