Publicação: O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina
dc.contributor.author | Bueno, Maria Sylvia Simões [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:09:37Z | |
dc.date.available | 2014-05-20T15:09:37Z | |
dc.date.issued | 2004-08-01 | |
dc.description.abstract | Este artigo empreende a análise do discurso dos capítulos cinco e sete do documento do Banco Mundial: Para além do consenso de Washington: a importância das instituições, identificando e questionando a proposição de modelos teóricos para as reformas da administração pública e educacional na América Latina, com fundamento em autores preocupados em examinar o conceito de modelo teórico. A intenção é discutir as categorias envolvidas, suas ambigüidades e seu caráter inovador/conservador e definir se as propostas contidas no texto referido são nacional e regionalmente adequadas, se detêm o poder de transformar a realidade ou constituem apenas algo mais sobre a mesma coisa ou, pior, traduzem o resgate/elogio de modelos remodelados, inspirados na teoria empresarial, que alimentam a crítica dos acadêmicos regionais há décadas. | pt |
dc.description.abstract | This article attempts a discourse analysis of two chapters of the World Bank document Beyond the Washington consensus: institutions matter, identifying and questioning the proposition of theoretic models for public administration and educational reforms in Latin America, having as a basis authors concerned with thrashing out the theoretic model concept. The purpose is to discuss the categories involved, their ambiguities and their innovative/conservative character, and define whether the proposals in the above-mentioned text are nationally and regionally appropriate, whether they are capable of transforming reality or, rather, just some more of the same old thing or, worse still, whether, inspired by the business theory, they translate into bringing back/praising remodelled models which have been the cause of regional academic critique for decades. | en |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | |
dc.format.extent | 445-466 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742004000200009 | |
dc.identifier.citation | Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 34, n. 122, p. 445-466, 2004. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0100-15742004000200009 | |
dc.identifier.file | S0100-15742004000200009.pdf | |
dc.identifier.issn | 0100-1574 | |
dc.identifier.scielo | S0100-15742004000200009 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/27298 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Fundação Carlos Chagas | |
dc.relation.ispartof | Cadernos de Pesquisa | |
dc.relation.ispartofsjr | 0,183 | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | BANCO MUNDIAL | pt |
dc.subject | REFORMA do ENSINO | pt |
dc.subject | AMÉRICA LATINA | pt |
dc.subject | MODERNIZAÇÃO | pt |
dc.subject | WORLD BANK | en |
dc.subject | EDUCATIONAL REFORM | en |
dc.subject | LATIN AMERICA | en |
dc.subject | MODERNIZATION | en |
dc.title | O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina | pt |
dc.title.alternative | The World Bank and educational management for Latin America | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Administração e Supervisão Escolar - FFC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0100-15742004000200009.pdf
- Tamanho:
- 128.12 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: