Logotipo do repositório
 

Publicação:
A gestão da inclusão escolar na rede municipal de São Paulo: algumas considerações sobre o Programa Inclui

dc.contributor.authorOliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]
dc.contributor.authorDrago, Silvana Lucena dos Santos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionRede Municipal de Ensino de São Paulo
dc.contributor.institutionSMESP
dc.date.accessioned2014-05-20T15:15:58Z
dc.date.available2014-05-20T15:15:58Z
dc.date.issued2012-06-01
dc.description.abstractPara análise da questão da gestão política do processo de inclusão escolar, este artigo aborda o movimento da rede municipal de São Paulo em direção à uma escola inclusiva através da oferta de respostas educativas aos alunos com necessidades educacionais especiais. Assim, descreve o Programa Inclui, em andamento na rede municipal de ensino, que busca organizar, através de projetos, a construção e consolidação de um sistema inclusivo, na perspectiva de estar articulado com as práticas e ações político-pedagógicas que ocorrem desde a educação infantil ao ensino médio e se concentra nas ações necessárias para o atendimento às necessidades educacionais especiais para que se garanta a desejável relação entre educação comum e especial no enfrentamento das dificuldades do processo de ensino e aprendizagem daqueles que precisam de recursos, técnicas, metodologias diferenciadas para que sua trajetória escolar esteja garantida, no cotidiano, assim como está garantida no aspecto legal.pt
dc.description.abstractPara el análisis de la cuestión de la gestión política del proceso de inclusión escolar, este artículo aborda el desplazamiento de la red municipal de enseñanza de São Paulo con dirección a una escuela inclusiva a través de la oferta de respuestas educativas a los alumnos con necesidades educacionales especiales. Así, lo describe el Programa Inclui, que está en curso en la red municipal de enseñanza, y busca organizar, a través de proyectos, la construcción y consolidación de un sistema inclusivo, en la perspectiva de estar articulado con las prácticas y acciones político pedagógicas que ocurren desde la educación infantil hasta el bachiller y se concentra en las acciones necesarias para la atención a las necesidades educacionales especiales para que garantice una relación deseable entre la educación común y la especial en el enfrentamiento de las dificultades del proceso de enseñaza y aprendizado de aquellos que necesitan de recursos, técnicas, metodologías diferenciadas para que su trayectoria escolar estea garantizada, en el cotidiano, así como está garantizada en aspecto de la legalidad.es
dc.description.abstractTo the analysis of issue in political management of the school inclusion process, this article approaches the movement of the Municipal net of schools in São Paulo towards an inclusive school through the proposal of educational responses for students that have special educational needs. Thus, it is described in the Programa Inclui which is ongoing at the municipal schools. It seeks to organize through projects the construction and consolidation of an inclusive system, and it is aimed at being articulated with the political-pedagogical practices and actions that occur from the kindergarten to high school. They are focused on the required actions to meet special educational needs to ensure that the desirable relationship between common and special education happens. This way, facing the difficulties of teaching and learning to those who need: resources, techniques and differentiated methodologies seeking for their school path guarantee in everyday life, as the legal guarantee.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.description.affiliationRede Municipal de Ensino de São Paulo
dc.description.affiliationSMESP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.format.extent347-372
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362012000200007
dc.identifier.citationEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 20, n. 75, p. 347-372, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40362012000200007
dc.identifier.fileS0104-40362012000200007.pdf
dc.identifier.issn0104-4036
dc.identifier.scieloS0104-40362012000200007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29845
dc.language.isopor
dc.publisherFundação CESGRANRIO
dc.relation.ispartofEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
dc.relation.ispartofsjr0,254
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectInclusão escolarpt
dc.subjectAções políticaspt
dc.subjectGestão inclusivapt
dc.subjectPrograma Incluipt
dc.subjectInclusión escolares
dc.subjectAcciones políticases
dc.subjectGestión inclusivaes
dc.subjectPrograma Incluies
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectPolitical actionen
dc.subjectSchool managementen
dc.subjectPrograma Incluien
dc.titleA gestão da inclusão escolar na rede municipal de São Paulo: algumas considerações sobre o Programa Incluipt
dc.title.alternativeLa gestión de inclusíon escolar en la red Municipal de São Paulo: algunas consideraciones a respeto del Programa Incluies
dc.title.alternativeThe management of inclusion in the municipal net of schools in São Paulo: some considerations about Programa Incluien
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0053554769698449[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8675-967X[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0104-40362012000200007.pdf
Tamanho:
153.82 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: