Logotipo do repositório
 

Publicação:
Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão

dc.contributor.authorOliveira, Adriana Gavião Bastos
dc.contributor.authorDall'Acqua, Maria Júlia Canazza [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:12Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:12Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste trabalho objetiva demonstrar a importância para a formação inicial de professores de uma disciplina específica com temas ligados à inclusão escolar articulada com a realização de estágio de 20h. A disciplina e o estágio fazem parte do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas, ofertada no 6º período do curso. O estágio oportuniza aos alunos visitar as escolas de apoio do Município, a escola regular onde há alunos com deficiência, observa-los na sala regular e na sala de recursos, entrevistar professores, supervisores e diretores das instituições escolares. Os resultados apresentados nos relatórios escritos e na socialização dos estágios evidenciam a importância desta experiência para reflexão das práticas docentes encontradas no cotidiano com os alunos da inclusão escolar. A junção da teoria com a prática na formação inicial demonstrou mudança qualitativa nos conhecimentos dos alunos e uma visão menos preconceituosa sobre as deficiências e as possibilidades de aprender do aluno incluído. Ressaltou a importância do Curso de Pedagogia para a construção dos saberes docentes para a inclusão escolar.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.format.extent9348-9357
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9348-9357
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9348-9357.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141726
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectInclusãopt
dc.subjectCurso de Pedagogiapt
dc.titleCurso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusãopt
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-9348-9357.pdf
Tamanho:
528.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format