Publicação: Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão
dc.contributor.author | Oliveira, Adriana Gavião Bastos | |
dc.contributor.author | Dall'Acqua, Maria Júlia Canazza [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:12Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:12Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva demonstrar a importância para a formação inicial de professores de uma disciplina específica com temas ligados à inclusão escolar articulada com a realização de estágio de 20h. A disciplina e o estágio fazem parte do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas, ofertada no 6º período do curso. O estágio oportuniza aos alunos visitar as escolas de apoio do Município, a escola regular onde há alunos com deficiência, observa-los na sala regular e na sala de recursos, entrevistar professores, supervisores e diretores das instituições escolares. Os resultados apresentados nos relatórios escritos e na socialização dos estágios evidenciam a importância desta experiência para reflexão das práticas docentes encontradas no cotidiano com os alunos da inclusão escolar. A junção da teoria com a prática na formação inicial demonstrou mudança qualitativa nos conhecimentos dos alunos e uma visão menos preconceituosa sobre as deficiências e as possibilidades de aprender do aluno incluído. Ressaltou a importância do Curso de Pedagogia para a construção dos saberes docentes para a inclusão escolar. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | |
dc.format.extent | 9348-9357 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9348-9357 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-9348-9357.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141726 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Inclusão | pt |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt |
dc.title | Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isDepartmentOfPublication | 4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604 | |
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery | 4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604 | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Psicologia da Educação - FCLAR | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-9348-9357.pdf
- Tamanho:
- 528.65 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format