Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO: DIMENSÕES, TENSÕES E PERSPECTIVAS

dc.contributor.authorSabia, Claudia Pereira De Pádua [UNESP]
dc.contributor.authorVarani, Adriana
dc.contributor.authorAnjos, Talita Donega Dos [UNESP]
dc.contributor.authorAnjos, Nathália Donega Dos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionEscola Estadual José Alfredo de Almeida
dc.date.accessioned2025-04-29T19:33:17Z
dc.date.issued2023-11-13
dc.description.abstractThe purpose of the interview is to analyze the conceptions of quality and evaluation of education in disputed, signaling dimensions, tensions and possible consequences in the training and teaching-learning process. The interviewee considers as an analytical axis the propositions of education, quality and evaluation from the perspective of social rights and signals criticalpropositional perspectives for the field. The interview addresses conceptions of evaluation and quality after 1990 and the changes in education public policies in the Temer and Bolsonaro governments.en
dc.description.abstractO objetivo da entrevista é analisar as concepções de qualidade e avaliação da educação em disputa, sinalizando dimensões, tensões e possíveis desdobramentos no processo formativo e de ensino-aprendizagem. O entrevistado considera como eixo analítico as proposições de educação, qualidade e avaliação sob a ótica dos direitos sociais e sinaliza perspectivas crítico-propositivas para o campo. A entrevista aborda concepções de avaliação e qualidade pós 1990 e as mudanças nas políticas públicas educacionais nos governos Temer e Bolsonaro.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
dc.description.affiliationEscola Estadual José Alfredo de Almeida
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
dc.format.extent124-133
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/CC269793
dc.identifier.citationCadernos CEDES. CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 43, n. 121, p. 124-133, 2023.
dc.identifier.doi10.1590/CC269793
dc.identifier.fileS0101-32622023000300124.pdf
dc.identifier.issn1678-7110
dc.identifier.scieloS0101-32622023000300124
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/303889
dc.language.isopor
dc.publisherCEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.relation.ispartofCadernos CEDES
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducation policyen
dc.subjectQuality of educationen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectDimensionsen
dc.subjectEmancipationen
dc.subjectPolítica educacionalpt
dc.subjectQualidade da educaçãopt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectDimensõespt
dc.subjectEmancipaçãopt
dc.titleQUALIDADE DA EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO: DIMENSÕES, TENSÕES E PERSPECTIVASpt
dc.title.alternativeQUALITY OF EDUCATION AND EVALUATION: DIMENSIONS, TENSIONS AND PERSPECTIVESen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-8173-6420[1]
unesp.author.orcid0000-0002-7480-4998[2]
unesp.author.orcid0000-0002-0840-7871[3]
unesp.author.orcid0000-0003-3972-667X[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt

Arquivos