Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolares

dc.contributor.advisorSantos, Flávia Heloísa dos [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Eder Ricardo da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-10-31T13:11:53Z
dc.date.available2016-10-31T13:11:53Z
dc.date.issued2016-06-02
dc.description.abstractEstudos demonstram que a música e o Treino Musical (TM) atuam em diversas áreas do desenvolvimento humano: cognição, linguagem, socialização e raciocínio lógico-matemático. Há evidências de que o Treino Musical propicia ganhos quanto à memória operacional e à numerosidade de crianças escolares. Supõe-se que o TM poderia contribuir para a estimulação destas habilidades cognitivas em crianças pré-escolares. Este estudo prospectivo investigou os efeitos do TM sobre as habilidades de numerosidade e memória operacional em 57 pré-escolares com desenvolvimento típico e com idade de cinco anos em uma cidade do interior paulista. A amostra foi dividida em dois grupos, a saber: GE (Grupo Experimental; n=25) que participou de oito sessões do TM e o GC (Grupo Controle; n=32) que não recebeu estimulação musical, ambos balanceados quanto ao sexo. Todos os participantes foram avaliados em duas etapas por meio de instrumentos para os seguintes domínios: Raciocínio Abstrato (MPC – Escala Especial); Cognição Numérica (Zareki-K – Bateria Neuropsicológica para Avaliação do Tratamento dos Números e do Cálculo para Crianças Pré-escolares); e Memória Operacional (AWMA-Short form – Avaliação Automatizada da Memória Operacional-Versão reduzida). Os resultados mostraram que o TM produziu modificações relacionadas ao processamento numérico, senso numérico, bem como em memória operacional verbal.pt
dc.description.abstractStudies demonstrate that music and Music Training (MT) act in various human development areas: cognition, language, socialization, and logical-mathematical thinking. Evidences show that Music Training affords gains in both working memory and numeracy of school children. It is supposed that MT may contribute to stimulation of these cognitive abilities in preschoolers. This prospective paper investigated the MT effects on numeracy and working memory in 57 5-year-old preschoolers with typical development from a city in the countryside of Sao Paolo state in Brazil. The sample was divided into two groups: EG (Experimental Group; n=25), which took part of eight TM sessions, and CG (Control Group), which had no musical stimulation; both groups are gender-balanced. All participants were assessed in two stages through instruments for the following domains: Abstract Reasoning (CPM – Raven’s Coloured Progressive Matrices); Numerical Cognition (Zareki-K – Neuropsychological test battery for number processing and calculation in primary school and kindergarten children, in English) and Working Memory (AWMA–Short form – Automated Working Memory Assessment – Short form). Results show that MT produced modifications related to number processing, number sense and verbal working memory.en
dc.identifier.aleph000874916
dc.identifier.capes33004056085P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144467
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTreino musicalpt
dc.subjectCognição numéricapt
dc.subjectMemória operacionalpt
dc.subjectPré-escolarespt
dc.subjectMusical trainingen
dc.subjectNumerical cognitionen
dc.subjectWorking memoryen
dc.subjectPreschoolersen
dc.subjectEntrenamiento musicales
dc.subjectCognición numericaes
dc.subjectMemoria de trabajoes
dc.subjectPreescolareses
dc.titleOs efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolarespt
dc.title.alternativeThe musical training effects on numerical cognition and working memory of preschoolers: a prospective study in preschoolersen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaDesenvolvimento e aprendizagempt
unesp.researchAreaComportamento e Saúdept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_er_me_bauru.pdf
Tamanho:
2.17 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: