As transformações químicas no capítulo "carbono" de A tabela periódica de Primo Levi : um estudo descritivo
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Massi, Luciana 

Coorientador
Silva, Rafaela Valero da
Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - IQAR - Química
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho de natureza descritiva visa identificar as transformações químicas no capítulo “Carbono”, responsável por encerrar o livro A Tabela Periódica do químico e escritor Primo Levi. A escolha desse recorte surge a partir do princípio de que, no Brasil, ainda existe um baixo índice de envolvimento da população com a leitura, especialmente quando se trata de textos que abordam temas científicos. Esse cenário justifica a busca por alternativas que consigam aproximar os alunos da ciência por meio de recursos menos convencionais, como as narrativas literárias. O
capítulo escolhido é particularmente relevante, pois exemplifica a capacidade de Levi em fundir a experiência humana com conceitos da Química, transformando conteúdos densos e técnicos em literatura. Essa combinação entre ciência e arte reforça a pertinência de explorar textos literários como ferramentas pedagógicas, ampliando as possibilidades de aprendizagem e tornando o conhecimento científico mais próximo da realidade dos estudantes. A metodologia utilizada é baseada em uma análise documental e descritiva. A leitura do capítulo “Carbono” permite identificar e categorizar os conceitos químicos ali presentes, evidenciando a forma como são articulados dentro da narrativa literária. Assim, o trabalho se estrutura em torno da ideia de que a literatura, longe de ser apenas um campo dedicado às artes e à expressão subjetiva, também pode conter e apresentar conteúdos científicos.
Resumo (inglês)
This descriptive study aims to identify the chemical transformations presented in the chapter “Carbon,” which concludes the book The Periodic Table by chemist and writer Primo Levi. The choice of this focus stems from the premise that, in Brazil, there is still a low rate of public engagement with reading, particularly when it comes to texts addressing scientific subjects. This context justifies the search for alternative approaches capable of bringing students closer to science through less conventional means, such as literary narratives. The selected chapter is particularly relevant, as it exemplifies Levi’s ability to merge human experience with chemical concepts, transforming dense and technical content into literature. This fusion of science and art reinforces the value of exploring literary texts as pedagogical tools, broadening the possibilities for learning and making scientific knowledge more relatable to students' realities. The methodology adopted is based on documentary and descriptive analysis. A close reading of the chapter “Carbon” enables the identification and categorization of the chemical concepts presented therein, highlighting how they are interwoven within the literary narrative. Thus, this study is grounded in the idea that literature, far from being solely a domain of the arts and subjective expression, can also encompass and convey scientific content.
Descrição
Palavras-chave
Química, Literatura, Sistemas químicos
Idioma
Português
Citação
MARTINS, Maycon Magdalena. As transformações químicas no capítulo "carbono" de A tabela periódica de Primo Levi : um estudo descritivo. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

