Logotipo do repositório
 

Publicação:
Orientação profissional no ensino médio: uma proposta de abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica

dc.contributor.advisorVillela, Fábio Fernandes [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Valdirene Soares dos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-04-18T19:15:35Z
dc.date.available2020-04-18T19:15:35Z
dc.date.issued2020-02-26
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo identificar como estudantes no ensino médio de uma Escola Estadual do interior paulista, constroem sua formação profissional, através de uma abordagem fundamentada no método da Pedagogia Histórico- Crítica, caracterizada em cincos momentos: Prática Social Inicial; Problematização; Instrumentalização; Catarse e Prática Social Final. No percurso de delineamento de uma concepção histórica e crítica, os estudantes realizaram os estudos sobre o tema do trabalho, visitaram fábricas, participaram em grupos de conversas com trabalhadores e estudantes universitários, sob viés do método Materialista HistóricoDialético que se caracteriza pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade. Nessa linha de pensamento, definimos como produto educacional final de pesquisa, um vídeo documentário: “Eu Sonho Um Futuro”, cujos relatos dos estudantes, foram categorizados através da Análise do Discurso, e nos forneceu indícios e referências de que o ensino da Pedagogia Histórico Crítica fomentou, entre os estudantes repensar a formação profissional de forma integral envolvendo conhecimento científico com saber prático.pt
dc.description.abstractThis dissertation aimed to identify how high school students from a State School in the interior of São Paulo, build their professional training, through an approach based on the Historical - Critical Pedagogy method, characterized in five moments: Initial Social Practice; Problematization; Instrumentalization; Catharsis and Final Social Practice. In the course of delineating a historical and critical conception, students carried out studies on the theme of work, visited factories, participated in groups of conversations with professional workers and university students, under the bias of the Historical-Dialectic Materialist method that is characterized by the movement of thought through the historical materiality of human life in society. In this line of thought, we defined as a final educational product of research, a documentary video: “Eu Sonho Um Futuro”, whose students' reports were categorized through Discourse Analysis, and provided us with indications and references that the teaching of Historical Pedagogy Criticism encouraged, among students, to rethink professional training in a comprehensive way involving scientific knowledge with practical knowledge.en
dc.identifier.aleph000930095
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.lattes8824200306813696
dc.identifier.orcid0000-0003-2855-1018
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192236
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEstudantes e orientação profissionalpt
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt
dc.subjectVídeo documentáriopt
dc.subjectStudents and professional guidanceen
dc.subjectHistorical-critical pedagogyen
dc.subjectDocumentary videoen
dc.titleOrientação profissional no ensino médio: uma proposta de abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-críticapt
dc.title.alternativeProfessional guidance in high school: a proposal for approach from the perspective of historical-critical pedagogyen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes8824200306813696(1)
unesp.advisor.orcid0000-0003-2855-1018(1)
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsinopt
unesp.researchAreaFundamentos do Ensino e da Educação Básicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_vs_me_bauru.pdf
Tamanho:
2.53 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: