Publicação: Formar para avaliar: racionalidade comunicativa e currículos de licenciatura em matemática
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Data
Autores
Orientador
Peralta, Deise Aparecida 

Gonçalves, Harryson Júnio Lessa 

Coorientador
Pós-graduação
Ensino e Processos Formativos - FEIS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Parece pertinente e necessário questionar modelos de formação de professores de matemática, no que se refere a avaliar aprendizagens, pautados em racionalidade técnica. Tal necessidade, já constatada em estudos anteriores, suscitou motivação para essa pesquisa, buscando analisar, segundo a Teoria da Ação Comunicativa, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica e as Diretrizes Curriculares para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, bem como os respectivos Pareceres que os apreciaram, em relação a formar professores para avaliar no ensino de matemática. Definindo-se metodologicamente como análise documental, a investigação parte do levantamento de documentos e da formulação de quadro teórico sobre pensamento habermasiano, avaliação no ensino de matemática, currículo e formação inicial de professores. Tais fontes foram obtidas através de acervos de bibliotecas físicas e virtuais, além de consultas a sistema de buscas, principalmente o Google Acadêmico. A análise das Diretrizes e dos Pareceres, referidos acima, pautou-se pela busca de evidências de orientações, prescrições e/ou menções relacionadas com o compromisso de formar professores para avaliar aprendizagens no ensino de matemática. A título de considerações e para efeito de resultados, ressaltamos que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica, as Diretrizes Curriculares para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática e os respectivos Pareceres, demonstram preocupações características de valorização do conhecimento específico em matemática, próprias de modelos de formação amparados em racionalidade técnica, e de omissão em relação aos conhecimento vinculados à prática de avaliação da aprendizagem como uma necessidade formativa para futuros professores de matemática.
Resumo (inglês)
It seems pertinent and necessary to question models of teacher training in mathematics, in what concerns to evaluate learning, based on technical rationality. This need, as found in previous studies, raised motivation for this research, trying to analyze, according to the Theory of Communicative Action, the National Curriculum Guidelines for Initial Training and Continuing in Magisterium of Professional Higher Education for Basic Education, the Curriculum Guidelines for the courses of Bachelor's and Mathematics in Mathematics, and the respective Opinions that appreciated them, in relation to train teachers to evaluate in the teaching of mathematics. Defined methodologically as documentary analysis, the research parts of the collection of documents and the formulation of theoretical framework on Habermasian thinking, evaluation in mathematics teaching, curriculum and initial teacher training. These sources were obtained through collections of physical and virtual libraries, in addition to queries to the search system, mainly Google Scholar. The analysis of the Guidelines and Opinions mentioned above were guided by the search for evidence of guidelines, prescriptions and / or mentions related to the commitment to train teachers to evaluate learning in mathematics teaching. By way of considerations and results effect, we emphasize that the National Curriculum Guidelines for Initial Training and Continuing in Magisterium of Professional Higher Education for Basic Education and the Curriculum Guidelines for Degree courses and Bachelor of Mathematics, and their opinions, demonstrate enhancement features concerns the specific knowledge in mathematics, own supported training models in technical rationality, and omission regarding to knowledge linked to practice assessment of learning as a training need for future math teachers.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores de matemática, Avaliação, Currículo, Habermas, Diretrizes curriculares, Teacher training, Mathematics, Evaluation, Curriculum, Habermas, Curricular guidelines
Idioma
Português