Publicação: Ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol e TIC: introduzindo o Step Game Approach
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Impolcetto, Fernanda Moreto 

Coorientador
Parente, Thomás Augusto 

Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
É de conhecimento geral a popularidade do voleibol no Brasil e sua inserção em diversos ambientes, como os de ensino-aprendizagem-treinamento, espaços que a Pedagogia do Esporte, área da Ciência do Esporte, abrange, pois preocupa-se com tal processo. Neste, indica que o ensino ocorra a partir de três referenciais metodológicos: técnico-tático, foco deste estudo, socioeducativo e histórico-cultural. Em relação ao técnico-tático, sabe-se que os gestos técnicos são acompanhados de uma intenção tática e, sendo assim, abordagens com o intuito de ensinar esse componente passaram a ser criadas para ensino do esporte, entre eles o voleibol, como o Teaching Games for Understanding (TGfU) e a abordagem escolhida como referencial para este trabalho, derivada do TGfU, denominada Step Game Approach (SGA), específica para a modalidade, que utiliza mini jogos para desenvolver as habilidades do jogo a partir de quatro fases principais ao envolver o ensino da tática aliado aos gestos técnicos, de forma progressiva e voltada a compreensão das ações do jogo. Contudo, pouco se divulga sobre tais abordagens e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem auxiliar nesse processo de propagação e utilização do SGA. Sendo assim, o objetivo do presente Trabalho de Conclusão de Curso foi elaborar uma proposta de ensino-aprendizagem-treinamento para o ensino do voleibol baseado na abordagem do Step Game Approach e divulgá-la por meio das TIC. Para isso, duas etapas foram realizadas: a) elaboração de planos de aula de voleibol, com base na abordagem de ensino SGA; e b) criação de um blog educacional sobre o ensino do voleibol a partir do SGA. Foram criados 24 jogos, que além da explicação, tendo também disponibilizadas figuras do espaço de jogo (mini quadra) para facilitar a visualização da proposta. O blog foi organizado em duas partes principais, sendo a primeira a página inicial, contendo informações sobre o blog, uma breve introdução sobre o voleibol no Brasil e a ciência do esporte e uma apresentação sobre Step Game Approach, a segunda parte é destinada para a apresentação das quatro fases e seus respectivos jogos, atingindo o objetivo de elaboração do material didático, que poderá auxiliar os profissionais que atuam com o ensino do esporte.
Resumo (inglês)
The popularity of volleyball in Brazil and their practice in different environments, such as teaching-learning-training, spaces where Sport Pedagogy as an area of Sport Science concerned with this aspect is inserted. This area indicates that teaching takes place from three methodological contents: technical-tactical, the focus of this study, socio-educational and historical-cultural. Regarding the technical-tactical, it is known that technical gestures are accompanied by a tactical intention and, therefore, approaches with the aim of teaching this component began to be created for teaching sports, including volleyball, such as Teaching Games for Understanding (TGfU) and the approach chosen as a reference for this work, derived from the TGfU, called Step Game Approach (SGA), specific to that sport, which uses reduced games to develop game skills from four main phases to teach tactics combined with technical gestures, in a progressive way and aimed an understanding of the actions of the game. However, there is a lack of dissemination about such approaches and the use of Information and Communication Technologies (ICT) could help this process and the use of SGA. Therefore, the objective was to elaborate a teaching-learning-training proposal, through ICT, for teaching volleyball based on the Step Game Approach. For this, two stages were carried out: a) elaboration of volleyball lesson plans, based on the SGA teaching approach; and b) creation of an educational blog about teaching volleyball based on the SGA. For this lesson plans, 24 reduced games were created, which in addition to the explanation, figures of the game space (mini court) were made available to facilitate the visualization of the proposal. The blog was organized in two main parts, the first being the home page, containing information about the blog, a brief introduction about volleyball in Brazil and Sport Science and a presentation on Step Game Approach, the second part is intended for presentation of the four phases and their respective games, reaching the objective of elaborating the didactic material, helping in the learning process of sports coaches.
Descrição
Palavras-chave
Step Game Approach, Voleibol, Ensino-aprendizagem-treinamento, Pedagogia do esporte, Blog educacional, Volleyball, Teaching-learning-training, Sport pedagogy, Educational blog
Idioma
Português