Logo do repositório
 

Análise freireana: o ensino de arte em diálogo com conhecimentos da comunidade escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Lima, Sidiney Peterson Ferreira de

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA 41002016026P1

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho apresenta resultados da pesquisa de caráter teórico-prático, que se insere no âmbito do ensino de arte, em consonância aos preceitos da Educação Decolonial e Freireana. A investigação ocorreu na Escola Municipal dos anos iniciais do Ensino Fundamental Isabel Lupianhes Romera Ryan e teve como objetivo desenvolver material artístico pedagógico direcionado a comunidade escolar. A motivação dessa busca perpassou pelas observações iniciais no contexto escolar e na análise a respeito da história e atualidade do município de Francisco Morato –SP, local em que a escola está localizada. A partir dessa conjectura foi destacado o caráter histórico enquanto cidade dormitório do município e a influência desse fator com a falta de pertencimento e de reconhecimentos culturais e artísticos. Questão que ao longo de abordagens pedagógicas do contexto escolar influenciam estudantes a enxergar o meio, que são provenientes. Desse modo, a pesquisa percorreu na construção de estratégias artístico-pedagógicas que problematizassem a realidade da comunidade escolar e desenvolvesse proposições para ressignificar a forma que a comunidade escolar é compreendida. A fundamentação teórica principal são as reflexões acerca do grupo de trabalho modernidade, colonialidade e das perspectivas freireanas de aprendizagem. Além disso, também foi baseado subsídios no conceito de arte educação baseada na comunidade. Como metodologia, a base inicial é a etnografia, que propicia subsídios as primeiras observações do contexto escolar pesquisado. Na segunda etapa da pesquisa, com vistas a possibilitar a participação da comunidade escolar, utilizou-se o recurso dos grupos focais. Ao longo dos encontros foram elaborados diálogos com representantes da comunidade que já foram estudantes ou tem algum vínculo com a escola, bem como com estudantes matriculados. Os encontros provocaram reflexões a respeito da compreensão do que caracteriza uma comunidade, as potencialidades e desafios do presente contexto e pluralidade artístico-cultural produzida no local. Por fim, na última etapa do trabalho, a partir das informações obtidas no grupo focal, foi desenvolvido material artístico pedagógico. Os resultados da pesquisa possibilitou processo de construção, aplicação e reflexão dos participantes da pesquisa, configurou vetores de aprendizagem emancipadora que contribuam a disciplina de arte no contexto escolar e da relação da comunidade escolar com o seu meio.

Resumo (inglês)

This work presents results of theoretical-practical research, which falls within the scope of art teaching, in line with the precepts of Decolonial and Freirean Education. The investigation took place at the Municipal School of the early years of Elementary School Isabel Lupianhes Romera Ryan and aimed to develop artistic pedagogical material aimed at the school community. The motivation for this search permeated the initial observations in the school context and the analysis regarding the history and current affairs of the municipality of Francisco Morato – SP, where the school is located. From this conjecture, the historical character as a dormitory city of the municipality and the influence of this factor with the lack of belonging and cultural and artistic recognition were highlighted. An issue that throughout pedagogical approaches to the school context influences students to see the environment they come from. In this way, the research focused on the construction of artistic-pedagogical strategies that problematized the reality of the school community and developed propositions to give new meaning to the way in which the school community is understood. The main theoretical foundation is reflections on the working group modernity, coloniality and Freirean perspectives on learning. Furthermore, grants were also based on the concept of community-based art education. As a methodology, the initial basis is ethnography, which provides support for the first observations of the researched school context. In the second stage of the research, with a view to enabling the participation of the school community, focus groups were used. Throughout the meetings, dialogues were held with representatives of the community who were once students or have some connection with the school, as well as with enrolled students. The meetings provoked reflections regarding the understanding of what characterizes a community, the potentialities and challenges of the present context and the artistic-cultural plurality produced in the place. Finally, in the last stage of the work, based on the information obtained in the focus group, artistic pedagogical material was developed. The research results enabled the process of construction, application and reflection of the research participants, configuring vectors of emancipatory learning that contribute to the discipline of art in the school context and the relationship between the school community and its environment.

Resumo (espanhol)

Este trabajo presenta resultados de una investigación teórico-práctica, que se encuadra en el ámbito de la enseñanza del arte, en consonancia con los preceptos de la Educación Decolonial y Freireana. La investigación se desarrolló en la Escuela Municipal de los primeros años de la Escuela Primaria Isabel Lupianhes Romera Ryan y tuvo como objetivo elaborar material artístico pedagógico dirigido a la comunidad escolar. La motivación de esta búsqueda permeó las observaciones iniciales en el contexto escolar y el análisis sobre la historia y actualidad del municipio de Francisco Morato – SP, donde está ubicada la escuela. A partir de esta conjetura se destacó el carácter histórico como ciudad dormitorio del municipio y la influencia de este factor con la falta de pertenencia y reconocimiento cultural y artístico. Cuestión que a lo largo de los enfoques pedagógicos del contexto escolar influye en que los estudiantes vean el entorno del que provienen. De esta manera, la investigación se centró en la construcción de estrategias artístico-pedagógicas que problematizaron la realidad de la comunidad escolar y desarrollaron propuestas para resignificar la forma en que se entiende la comunidad escolar. El principal sustento teórico son las reflexiones del grupo de trabajo sobre la modernidad, la colonialidad y las perspectivas freireanas sobre el aprendizaje. Además, las subvenciones también se basaron en el concepto de educación artística comunitaria. Como metodología, la base inicial es la etnografía, que brinda apoyo a las primeras observaciones del contexto escolar investigado. En la segunda etapa de la investigación, con el objetivo de posibilitar la participación de la comunidad escolar, se utilizaron grupos focales. A lo largo de las reuniones se sostuvieron diálogos con representantes de la comunidad que alguna vez fueron estudiantes o tienen algún vínculo con la escuela, así como con estudiantes matriculados. Los encuentros provocaron reflexiones sobre la comprensión de lo que caracteriza a una comunidad, las potencialidades y desafíos del contexto actual y la pluralidad artístico-cultural que se produce en el lugar. Finalmente, en la última etapa del trabajo, a partir de la información obtenida en el grupo focal, se desarrolló material pedagógico artístico. Los resultados de la investigación posibilitaron el proceso de construcción, aplicación y reflexión de los participantes de la investigación, configurando vectores de aprendizaje emancipador que contribuyen a la disciplina del arte en el contexto escolar y a la relación entre la comunidad escolar y su entorno.

Descrição

Palavras-chave

Arte - Estudo e ensino, Arte na educação, Educação, Pedagogia crítica, Material didático

Idioma

Português

Citação

SOUZA, Erick Henrique Santos, 1996- Análise freireana: o ensino de arte em diálogo com conhecimentos da comunidade escolar. Orientador: Sidiney Peterson Ferreira de Lima. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação