Publicação: Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidas
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Oliveira, Pelópidas Cypriano de 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A tese contida neste trabalho é que banda de rock é um objeto artístico. Esse objeto visa, para sua plena realização e concretização, colocação no mercado, mercado o qual se alterou com o decorrer do tempo. Devido às mudança ocorrida nesse mercado, a necessidade de investimento para os músicos aumentou, o risco da empreitada passou a ser das bandas e o papel das gravadoras mudou. A metodologia que adotei utiliza: a) a artemídia, conforme definida por Pel (1992), para estudar três bandas protótipos; b) o pluralismo metodológico explicitado por Sampieri, Collado e Lucio (2013); c) levantamento bibliográfico a respeito do Rock Brasil 80 e d) comparação desse período mercadológico com o momento atual. A conclusão alcançada é a de que banda de rock é objeto artístico que para ser materializado atualmente deve adaptar seu fazer artístico às modificações ocorridas no mercado.
Resumo (inglês)
The thesis presented in this work is that rock band is an art object. This object needs to be placed in market for its fulfillment. During the passing years this market changed. Musicians are required to invest more and take the risk of the enterprise as consequence of the change in record labels. The methodology used here comprises: a) artemídia as defined by Pel (1992) for the study of three rock bands prototypes; b) methodological pluralism as seen in Sampieri, Collado e Lucio (2013); c) bibliographical review about Rock Brasil 80 and d) comparative analysis from the eighties with today’s market. Conclusion reveals that rock bands are an artistic object that need adaptation in the rise of new market conditions.
Descrição
Palavras-chave
Artemídia, Rock, Mercado, Art, Media, Rock, Market, Grupos de rock, Arte e música, Indústria musical
Idioma
Português