Publicação: Infraestrutura de transportes e o impacto socioeconômico causado no Brasil
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Autores
Orientador
Marques, Artur Pantoja 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Civil - feis
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este trabalho apresenta o estudo da Infraestrutura de Transporte (IET) no Brasil e sua importância no desenvolvimento da economia de uma região. O investimento na logística de transporte do país gera benefícios para a economia e população, representando uma melhoria a longo prazo. Neste trabalho, realizou-se uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a IET e os modais de transportes no cenário brasileiro, comparando sua distribuição com outros países desenvolvidos. Além disso, obteve-se informações acerca da malha ferroviária da região Sul do país, a partir de uma entrevista com o responsável pelo trecho Cruz Alta – RS e Rio Grande - RS. A partir dos dados e informações obtidas neste trabalho, constatou-se a dependência e dominância do modal rodoviário no Brasil, indicando a necessidade da distribuição entre o restante dos modais, de acordo com o tipo de carga a ser transportada. Propôs-se um modelo ideal para a redistribuição dos modais de transportes brasileiros, levando em consideração o cenário de países desenvolvidos e suas consequentes extensões territoriais. O modelo proposto neste trabalho distribui o transporte do país em 31 % do modal ferroviário, 31 % para o modal rodoviário e 38 % para os demais modais. O presente trabalho possibilitou novas percepções acerca da importância em investimentos corretos na IET para a economia de um país.
Descrição
Palavras-chave
Infraestrutura de transportes, Economia de transportes, Modais de transportes
Idioma
Português