Publicação:
Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-12-14

Orientador

Moraes, Nelson Russo de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Relações Públicas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC trouxe ao bojo de seu desafio, o desenvolvimento de um Plano de Negócios, dentro da categoria de Projetos Experimentais disposta no item B do art.3º do Regulamento para Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC de Relações Públicas da UNESP. Assim, estabeleceu-se o objetivo de desenvolver um plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba/SP, com vistas a que esta se posicione como referência no mercado, proporcionando aos clientes um serviço personalizado e inesquecível. Para isso, foram abordados diversos aspectos fundamentais, desde o estudo da região em estudo (Piracicaba - SP), passando pela análise do mercado e culminando na apresentação do modelo organizacional para a empresa de eventos. A empresa de eventos terá como principal foco a realização de eventos automotivos de luxos. Além disso, serão oferecidos serviços de consultoria e assessoria, garantindo que cada evento contratado seja cuidadosamente planejado e executado com excelência. No decorrer deste trabalho, foram explorados os desafios e oportunidades que o mercado de eventos apresenta, levando-se em consideração aspectos como a concorrência, as tendências do setor, as preferências dos clientes, as exigências legais, a viabilidade financeira e a estratégica, levando em conta o investimento inicial necessário, os custos operacionais, as projeções de receitas e os possíveis riscos envolvidos. Neste sentido foi elaborado um plano de comunicação detalhado, considerando as estratégias de divulgação e promoção da empresa, a segmentação de mercado, o estabelecimento de parcerias estratégicas e a criação de uma identidade visual capaz de transmitir os valores e a proposta de valor da empresa, instrumentalizando a produção da marca. Por fim, o trabalho contempla a estrutura organizacional da empresa de eventos, incluindo a definição de cargos e responsabilidades, o recrutamento e seleção de equipe qualificada, bem como a análise de aspectos legais e jurídicos pertinentes ao negócio.

Resumo (inglês)

This Course Completion Work - TCC brought to the core of its challenge, the development of a Business Plan, within the category of Experimental Projects set out in item B of article 3 of the Regulation for Course Conclusion Works - TCC of Relations UNESP Public. Thus, the objective was established to develop a business plan for an events company in the city of Piracicaba/SP, with a view to positioning itself as a reference in the market, providing customers with a personalized and unforgettable service. To this end, several fundamental aspects were addressed, from the study of the region under study (Piracicaba - SP), through market analysis and culminating in the presentation of the organizational model for the events company. The events company will mainly focus on holding luxury automotive events. In addition, consultancy and advisory services will be offered, ensuring that each ontracted event is carefully planned and executed with excellence. During this work, the challenges and opportunities that the events market presents were explored, taking into account aspects such as competition, sector trends, customer preferences, legal requirements, financial and strategic viability, leading to taking into account the necessary initial investment, operating costs, revenue projections and possible risks involved. In this sense, a detailed communication plan was prepared, considering the company's publicity and promotion strategies, market segmentation, the establishment of strategic partnerships and the creation of a visual identity capable of transmitting the company's values and value proposition, instrumentalizing the brand’s production. Finally, the work covers the organizational structure of the events company, including the definition of roles and responsibilities, the recruitment and selection of qualified staff, as well as the analysis of legal and legal aspects pertinent to the business.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

GALVÃO, F. V. R., ; SILVA, M. C. da. Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP. 2023. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação