Logotipo do repositório
 

Publicação:
Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa do efeito fotoelétrico

dc.contributor.advisorAraya, Ana Maria Osorio [UNESP]
dc.contributor.authorMantovani, Sérgio Roberto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-14T13:38:50Z
dc.date.available2016-03-14T13:38:50Z
dc.date.issued2015-12-14
dc.description.abstractNesta pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se construir uma Sequência Didática (SD) que contemplasse um tema da Física Moderna e Contemporânea (FMC) na perspectiva de uma aprendizagem significativa e contextualizada. O assunto trabalhado foi o Efeito Fotoelétrico e teve como fonte problematizadora o projeto de instalação de quatro usinas fotovoltaicas na cidade de Dracena, cidade onde foi realizada a pesquisa. A sequência didática foi preparada com base na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e de Joseph Novak. A pesquisa foi realizada com um grupo de 37 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de São Paulo, localizada na cidade de Dracena. No desenvolvimento da SD foram utilizadas diferentes metodologias e ferramentas, como a interpretação de texto jornalístico, uso de vídeos e simulações computacionais e manuseio de dispositivos fotovoltaicos. Através de análise de questionários foi possível verificar que os alunos adquiriram novos conhecimentos, que servirão como conhecimentos prévios para continuar a aprendizagem sobre a produção de energia elétrica a partir da energia solar. Observou-se que os alunos reconheceram a importância social e ambiental das usinas fotovoltaicas, considerando-a como fonte de energia limpa e renovável que trará inúmeros benefícios à comunidade local. Foi possível inferir que o trabalho com TIC é o preferido pelos alunos. In this qualitative research, we sought to build a Teaching Sequence (SD) contemplating a theme of Modern and Contemporary Physics (FMC) in view of a meaningful and contextualized learning. The subject worked was the Photoelectric Effect and had as problem-source, design installation of four photovoltaic factories in the Dracena city, where the research took place. The didactic sequence has been prepared based on Meaningful Learning Theory of David Ausubel and Joseph Novak. The survey was developed with a group of 37 third graders of high school from a public school of the state of São Paulo, located in Dracena city. The SD of development have used different methodologies and tools such as the interpretation of journalistic text, using videos and computer simulations and handling of photovoltaic devices. Through questionnaires, analysis was possible to verify that students have acquired new knowledge that will serve as prior knowledge to continue learning about the production of electricity from solar energy. It was observed that the students recognized the social and environmental importance of photovoltaic power factory, considering it as clean and renewable energy source that will bring numerous benefits to the local community. It was possible to infer that students prefer the work with ICT.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000865770
dc.identifier.capes33283010001P5
dc.identifier.lattes1543738193935256
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136233
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFísica Moderna e Contemporâneapt
dc.subjectAprendizagem significativapt
dc.subjectUsina fotovoltaicapt
dc.subjectEfeito fotoelétricopt
dc.titleSequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa do efeito fotoelétricopt
dc.title.alternativeDidactic sequence as an instrument for meaningful learning of photoelectric effecten
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1543738193935256[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-3727-2574[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEnsino de Física - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt
unesp.researchAreaNão Constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mantovani_sr_me_prud.pdf
Tamanho:
822.74 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: