Logotipo do repositório
 

Publicação:
Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'

dc.contributor.authorGalvão, Viviane Souza [UNESP]
dc.contributor.authorPraia, João Feliz
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade do Porto Departamento de Geologia
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:29Z
dc.date.available2014-05-20T13:31:29Z
dc.date.issued2009-01-01
dc.description.abstractO propósito neste texto é divulgar um projeto de investigação que foi desenvolvido com professores do 2º ciclo, no qual se utilizou uma metodologia do tipo investigação-ação. Por intermédio deste projeto foi possível avaliar o impacto do uso de estratégias do Ensino por Pesquisa (EPP), com vista ao desenvolvimento de novas competências científico-didáticas (atitudes e saberes). Tais estratégias foram desenvolvidas com base em preceitos da Nova Didática e no âmbito de um programa de formação. Os dados levantados e analisados mostraram que esse tipo de metodologia contribui para a superação de dificuldades de aprendizagem inerentes a processos de formação profissional (inicial e continuada), como a de aprender por meio do trabalho cooperativo na Escola.pt
dc.description.abstractThe purpose of this text is to make public an investigative project developed with Elementary School teachers in which an action-research methodology was used. Through this project, we were able to evaluate the impact of the use of these kinds of teaching strategies.The Teaching through Research (EPP) aimed at developing new scientific-didactic competences (attitudes and knowledge). Such strategies were developed based on the precepts of the New Didactic and within a teacher training program. The data collected showed that the methodology used in these studies contributes to the overcoming of some learning difficulties that are inherent to professional training processes (initial and continuing), one of which is learning through collective work in school.en
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Filosofia Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUniversidade do Porto Departamento de Geologia
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Filosofia Departamento de Fonoaudiologia
dc.format.extent631-645
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300011
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 3, p. 631-645, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132009000300011
dc.identifier.fileS1516-73132009000300011.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.scieloS1516-73132009000300011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10720
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectAlimentação humanapt
dc.subjectInvestigação-açãopt
dc.subjectEnsino por investigaçãopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectHuman alimentationen
dc.subjectInvestigation-actionen
dc.subjectTeaching through investigationen
dc.subjectFormation of teachersen
dc.titleConstruir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'pt
dc.title.alternativeBuilding innovative teaching practices with elementary school teachers: a research project about the teaching of the theme 'human digestion'en
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132009000300011.pdf
Tamanho:
153.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: