Logo do repositório
 

Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930)

dc.contributor.authorAlmeida, Jane Soares De [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Metodista de São Paulo
dc.contributor.institutionUniversidade Autônoma de Barcelona
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionUniversidade de Harvard
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:25:25Z
dc.date.available2021-07-14T10:25:25Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractThe article analyses the training of teachers by normal schools in Sao Paulo from 1890 to 1931, period guided by the adoption in the school system of ideas of the Republican Enlightenment. According to the spirit of federation that took over the country and the Enlightenment ideas, aligned with the positivism and the liberal conceptions, the public school should be improving and expanding. The normal schools were the ideal institutions for such training and at the same time, indicated that women have all the qualifications to take care of the children education. Attempts to deploy the co-educational system, targeting equal education for the two sexes, proposal which has restrictions on families, educators and the Catholic Church, it caused some discussions that ultimately fall into the void in light of the most pressing educational issues.en
dc.description.abstractO artigo analisa a formação de professores pelas escolas normais em São Paulo no período de 1890 até 1931, época pautada pela adoção no Sistema Escolar do ideário do Iluminismo republicano. De acordo com o espírito de federação que tomou conta do País e as ideias iluministas, alinhadas com o Positivismo e com as concepções liberais, a escola pública devia se aperfeiçoar e expandir. As escolas normais foram as instituições ideais para essa formação e, ao mesmo tempo, indicava-se que as mulheres possuíam todas as qualificações para se encarregarem do ensino de crianças. As tentativas de implantar o sistema coeducativo, visando educação igual para os dois sexos, proposta que sofreu restrições das famílias, dos educadores e da Igreja Católica ocasionaram algumas discussões que acabaram por cair no vazio em vista das questões educacionais mais prementes.pt
dc.description.affiliationUniversidade Metodista de São Paulo
dc.description.affiliationUniversidade Autônoma de Barcelona
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo
dc.description.affiliationUniversidade de Harvard
dc.description.affiliationUniversidade Metodista de São Paulo, Programa de Pos-Graduação em Educação
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent139-152
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000300011
dc.identifier.citationEducar em Revista. Curitiba, PR, Brazil: Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 35, p. 139-152, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40602009000300011
dc.identifier.fileS0104-40602009000300011.pdf
dc.identifier.issn0104-4060
dc.identifier.issn1984-0411
dc.identifier.scieloS0104-40602009000300011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211507
dc.language.isopor
dc.publisherSetor de Educação da Universidade Federal do Paraná
dc.relation.ispartofEducar em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectnormal schoolsen
dc.subjecttraining of teachersen
dc.subjectco-educationen
dc.subjectescolas normaispt
dc.subjectformação de professorespt
dc.subjectcoeducaçãopt
dc.titleIndícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930)pt
dc.title.alternativeEvidences of the co-educational system in the training of teachers by the normal schools during the republican regime in São Paulo (1890/1930)en
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0104-40602009000300011.pdf
Tamanho:
805.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções