Fatores de influência para a (in) satisfação acadêmica de estudantes universitários
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Osti, Andréia 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Geografia - IGCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho se dedica a realizar uma investigação sobre a temática da Satisfação Acadêmica no ensino superior visando identificar quais os fatores que envolvem a satisfação ou a insatisfação de estudantes com a vida acadêmica. Essa temática surge como interesse de pesquisa uma vez que, tanto nacional quanto internacionalmente, tem-se constatado o aumento no número de estudantes no Ensino Superior e um interesse crescente dos investigadores sobre a adaptação acadêmica dos graduandos acerca do sucesso acadêmico. Objetivou-se analisar o que a literatura científica vem apontando sobre esses aspectos e apresentar um panorama geral sobre os fatores relacionados. Metodologicamente consiste em uma revisão de literatura em banco de dados nacionais e internacionais elegendo trabalhos publicados nos últimos cinco anos. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o reconhecimento dos fatores que interferem na satisfação dos estudantes no ambiente universitário, auxiliando no planejamento de ações, programas e serviços de atendimento aos estudantes, bem como possibilitar a criação de estratégias dentro da própria instituição para melhorar as condições ofertadas aos discentes.
Resumo (inglês)
The presente work is dedicated to carrying out an investigation on the subject of Academic Satisfaction in higher education in order to identify which factors envolve the satisfaction or dissatisfaction of students with academic life. This theme emerges as a research interest since, both nationally and internationally, there has been na increase in the number of students in Higher Education and a growing interest from researchers about the academic adaptation of undergraduates regarding academic sucess. The objective was to analyze what the scientific literature has been pointing out about these aspects and to presente na overview of the related factors. Methodologically, it consists of a literature review in national and internacional databases, choosing Works published in the last five years. It is hoped that this research will contribute to the recognition of factors that interfere with student satisfaction in the university environment, helping to plan actions, programs and services for students, as well as enabling the creation of strategies within the institution itself to improve conditions offered to students.
Descrição
Palavras-chave
Satisfação, Insatisfação, Bem-estar psicológico, Adaptação acadêmica, Satisfaction, Dissatisfaction, Psychologycal well-being, Academic adaptation
Idioma
Português

