Repository logo
 

Publication:
Africanidades brasileiras na produção de conteúdo educativo para a televisão digital: uma contribuição para a educação das relações étnico-raciais

Loading...
Thumbnail Image

Advisor

Aurélio, Marcos

Coadvisor

Graduate program

Televisão Digital: Informação e Conhecimento - FAAC

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Master's thesis

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Abstract (english)

Resumen: Este trabajo presenta la TV digital en Brasil como un componente de comunicación y intervención pedagógica para la educación de la conciencia de las relaciones étnico-raciales positivas. La investigación se centra en el estudio de las relaciones étnicas y raciales en Brasil: el mito de la democracia racial, los conceptos de prejuicio, la discriminación racial y el racismo, la construcción de la identidad de ascendencia africana, una educación liberadora, el Africanidades brasileiras, la relación entre la televisión digital y la educación democrática. A través del estudio de caso, identifica la concepción de la educación como práctica de la liberdad, asi como la presencia de categorías de análisis Africanidades Brasileiras - representado por los valores de la civilización africana - brasileira: Ancestralidade, Oralidade, Comunitarismo Circularidade, Força Vital, Corporeidade - en la producción de contenidos educativos del programa Salto para o Futuro - TV Escola, el canal del Ministerio de Educación

Abstract (portuguese)

Esta dissertação apresenta a televisão digital n Brasil como um componente comunicacional de intervenção pedagógica para a educação conscientizadora das relações étnico-raciais positivas. A pesquisa contempla o estudo sobre as relações étnico-raciais no Brasil: o mito da democracia racial, os conceitos de preconceito, discriminação racial e racismo, a construção da identidade afrodescendente; a educação libertadora; as Africanidades Brasileiras; a relação entre TV digital e educação democrática. Através do estudo de caso, identifica-se a concepção de educação como prática da liberdade, bem como a presença das categorias de análise Africanidades brasileiras - representadas pelos valores civilizatórios afro-brasileiros: Ancestralidade, Oralidade, Comunitarismo/Circularidade, Força Vital e Corporeidade - na produção de conteúdo educativo do programa Salto para o Futuro - TV Escola, o canal do Ministério da Educação

Description

Keywords

Comunicação de massa e relações raciais, Grupos etnicos, Televisão digital, Comunicação, Educação, Africa, Brasil, Mass media and race relations

Language

Portuguese

Citation

XAVIER, Patricia Alves de Matos. Africanidades brasileiras na produção de conteúdo educativo para a televisão digital: uma contribuição para a educação das relações étnico-raciais. 2014. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.

Related itens

Sponsors

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs