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Publicação:
A vivência do pai no processo de reabilitação da criança com deficiência auditiva

dc.contributor.authorCanho, Paula Guimarães Motta [UNESP]
dc.contributor.authorNeme, Carmen Maria Bueno [UNESP]
dc.contributor.authorYamada, Midori Otake
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:14:07Z
dc.date.available2014-05-20T15:14:07Z
dc.date.issued2006-09-01
dc.description.abstractEste estudo visou investigar as vivências emocionais e mecanismos de defesa de pais de crianças com deficiência auditiva. Foram entrevistados 12 genitores masculinos, de 25 a 38 anos, com escolaridade de primeiro grau incompleto a superior incompleto. Dos entrevistados, sete eram pais de filhos únicos, três, pais pela segunda vez e um pai pela terceira vez da criança com necessidade específica. As respostas foram categorizadas e analisadas com base no referencial psicodinâmico e apresentam vivências de choque, ansiedade e angústia e o uso de mecanismos de defesa frente ao diagnóstico e implicações da deficiência. As defesas constatadas foram analisadas como reações situacionalmente esperadas, podendo favorecer formas mais realistas de enfrentamento posterior. Sugere-se que, assim como mães, pais vivenciam impacto e dificuldades emocionais frente ao diagnóstico de seus filhos. Diferenças de papéis familiares facilitam ao pai um menor envolvimento na educação da criança, devendo-se valorizar a sua importância no processo de reabilitação.pt
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the emotional experiences and defense mechanisms of hearing impairment children parents. Twelve male genitors aged from 25 to 38 were interviewed. Their school levels were from incomplete elementary school to incomplete superior degree. Among the interviewees, seven have only one child; three of them have two children, and one has three children , one of them with specific needs. The answers were categorized and analyzed according to the psychodynamic referential basement, and they have shown experiences of shock, anxiety and anguish, the use of defense mechanisms facing the diagnosis, and the deficiency implications. The evidenced defenses were analyzed as environmentally expected reactions that can lead parents to more realistic ways for facing later confrontation. It's suggested that, such as mothers, fathers also experience the impact and emotional difficulties concerning their children's diagnosis. The different family roles puts fathers apart from children's education, but their contribution to the rehabilitation process must be recognized.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Psicologia
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais Centro de Pesquisas Audiológicas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Psicologia
dc.format.extent261-269
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2006000300005
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 23, n. 3, p. 261-269, 2006.
dc.identifier.doi10.1590/S0103-166X2006000300005
dc.identifier.fileS0103-166X2006000300005.pdf
dc.identifier.issn0103-166X
dc.identifier.scieloS0103-166X2006000300005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29061
dc.language.isopor
dc.publisherPPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectDeficiência auditivapt
dc.subjectPsicologiapt
dc.subjectFigura do paipt
dc.subjectFamíliapt
dc.subjectHearing impairmenten
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectFather figureen
dc.titleA vivência do pai no processo de reabilitação da criança com deficiência auditivapt
dc.title.alternativeMale genitor emotional experiences in the rehabilitation process of a hearing impairment childrenen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0544001226526717[2]
unesp.author.orcid0000-0002-5863-6154[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt

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