Logotipo do repositório
 

Publicação:
O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu

dc.contributor.authorCosta, Viviane da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:15:16Z
dc.date.available2014-05-20T15:15:16Z
dc.date.issued2006-04-01
dc.description.abstractEste artigo faz uma análise do discurso educacional católico propagado na década de 1930. Para isso, são abordados os conceitos analíticos de Pierre Bourdieu, a saber, as noções de habitus, estratégia, campo e capital cultural. O objetivo é buscar elucidar as razões e os mecanismos discursivos que engendraram as falas dos intelectuais católicos a respeito da Escola Nova e das concepções filosófico-educacionais de John Dewey. Seguindo os esquemas analíticos de Bourdieu, o discurso em questão pode ser considerado como estratégia, mecanismo pelo qual buscavam conservar o habitus do professorado consoantes com os interesses do grupo.pt
dc.description.abstractThis article makes an analysis of the Catholic education speech spread in the decade of 1930's . For that, the Pierre Bourdieu's analytical concepts are approached, to know, the habitus notions,1 strategy, field and cultural capital. The objective is to look for to elucidate the reasons and the discursive mechanisms that they engendered the Catholic intellectual's speeches regarding the New School and of John Dewey's philosophical-education conceptions. Following Bourdieu's analytical outlines, the speech it can be considered as strategy, mechanism for which they looked for to conserve the habitus of the faculty consonants with the interests of the group.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista FCL
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista FCL
dc.format.extent9-17
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100003
dc.identifier.citationPaidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 16, n. 33, p. 9-17, 2006.
dc.identifier.doi10.1590/S0103-863X2006000100003
dc.identifier.fileS0103-863X2006000100003.pdf
dc.identifier.issn0103-863X
dc.identifier.scieloS0103-863X2006000100003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29528
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.relation.ispartofPaidéia (Ribeirão Preto)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectestratégias discursivaspt
dc.subjecthabituspt
dc.subjectcampo educacionalpt
dc.subjectdiscursive strategiesen
dc.subjecthabitusen
dc.subjecteducation fielden
dc.titleO discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieupt
dc.title.alternativeThe educational speech under Pierre Bourdieu sociological perspectiveen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-863X2006000100003.pdf
Tamanho:
45.02 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:

Coleções