Publicação: O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais
dc.contributor.author | Rodrigues, Márcio Urel | |
dc.contributor.author | Silva, Luciano Duarte da | |
dc.contributor.author | Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) | |
dc.contributor.institution | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:55Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:55Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, apresentamos um panorama da legislação e dos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) lançados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ojetivando entender o processo de configuração e constituição do Pibid: como Política Pública Educacional no Brasil. Nossa problemática foi averiguar: Como se configurou o processo de constituição do Pibid como política pública educacional no Brasil? Nossa pesquisa é definida como um estudo documental (FIORENTINI; LORENZATO, 2006), pois utilizamos como fonte de dados os Editais do Pibid: lançados pela Capes, bem como as legislação publicada em diário oficial da União. Em nossa análise, qualificamos os dados em cinco eixos temáticos envolvendo: (i) Pibid: Um Programa de Grandes Proporções; (ii) Pibid: Panorama Histórico das Políticas Públicas Educacionais; (iii) Pibid: Descrição dos Editais lançados pela Capes; (iv) Pibid: Objetivos Presentes nos Editais e Regulamentos; (v) Pibid: Eventos Significativos para a Consolidação como Política Pública. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.format.extent | 7984-7996 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7984-7996 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-7984-7996.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141660 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação Matemática | pt |
unesp.department | Matemática - IGCE | pt |
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