Logo do repositório
 

Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos

dc.contributor.authorBarbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
dc.contributor.authorBoldarini, Rosária de Fátima [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:06Z
dc.date.available2015-08-21T17:53:06Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractDidactic texts compose communication and representation systems. By them societies communicate with their children, their youth, transmit them live representations, symbols, ways of understanding speeches and delimit their study fields. This article presents a discussion about the medias used by Portuguese language text books selected by the Ministry of Education Textbook National Program (PNDL – in Portuguese), in order to observe the foundation of actions, movements and media insertion at school. The analysis allows us to see the consolidation of an individualist profile among the strategies of using medias at school, among others aspects.en
dc.description.abstractTextos didáticos integram sistemas de comunicação e de representação. Por meio deles as sociedades se comunicam com suas crianças e seus jovens, passam-lhes representações de vida, símbolos, formas de entendimento de discursos, delimitam campos de estudo. Este artigo apresenta discussão sobre as mídias que livros didáticos de Língua Portuguesa selecionados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se utilizam, para observar os pilares da ação, do movimento e da inserção das mídias no cenário escolar. A análise permite observar, entre outros aspectos, a consolidação de um perfil cada vez mais individualista entre as estratégias de uso das mídias na escola.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis
dc.format.extent44-51
dc.identifierhttp://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/278
dc.identifier.citationResgate, v. 19, n. 22, p. 44-51, 2011.
dc.identifier.fileISSN0103-5443-2011-19-22-44-51.pdf
dc.identifier.issn0103-5443
dc.identifier.lattes0734650628154687
dc.identifier.orcid0000-0002-7688-8486
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126764
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofResgate
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectMediasen
dc.subjectReadingen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectLivros didáticospt
dc.subjectMídiaspt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectEscolapt
dc.titleLivros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticospt
dc.title.alternativePortuguese language textbooks and representations of reading from media supportsen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication2d6187cd-d25f-4645-bb9c-a9ae47603de8
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery2d6187cd-d25f-4645-bb9c-a9ae47603de8
relation.isOrgUnitOfPublicationc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
unesp.author.lattes0734650628154687[1]
unesp.author.orcid0000-0002-7688-8486[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentEducação - FCLASpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN0103-5443-2011-19-22-44-51.pdf
Tamanho:
568.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format