Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Atividade de forrageadora da vespa eussocial Mischocyttarus rotundicollis

dc.contributor.advisorGiannotti, Edilberto [UNESP]
dc.contributor.advisorLocher, Gabriela de Almeida [UNESP]
dc.contributor.authorCavalheiro, Camila Lopes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-09-19T17:25:23Z
dc.date.available2018-09-19T17:25:23Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAs vespas sociais tornaram-se um frequente objeto de estudos na etologia devido à complexidade e organização de seu comportamento social. Dentre as vespas sociais encontradas no Brasil pertencentes à subfamília Polistinae, a espécie Mischocyttarus rotundicollis pertence ao único gênero da tribo Mischocyttarini. Assim como as outras espécies deste gênero, M. rotundicollis é uma vespa eussocial primitiva, não possui diferenciação morfológica de castas e apresenta fundação independente. Já foram realizados estudos comportamentais, inclusive relacionados ao forrageamento, com diversas espécies de Mischocyttarus, no entanto ainda não há nenhum registro sobre M. rotundicollis na literatura. A atividade forrageadora, que consiste na busca por recursos para o ninho, é um ato comportamental muito útil para esclarecer questões evolutivas do comportamento social. Este trabalho teve como objetivo realizar um primeiro estudo envolvendo características comportamentais de M. rotundicollis, tendo a atividade de forrageamento como abordagem principal. As amostragens foram realizadas na zona rural do município de Taubaté-SP, no período de outubro de 2015 a maio de 2016. Foi utilizada uma câmera para realizar filmagens em diferentes períodos ao longo do dia de ninhos 6 ninhos da espécie. Os vídeos obtidos foram analisados registrando-se para cada atividade forrageadora executada o horário de saída e retorno para o ninho, o tipo de material trazido ou se a viagem foi infrutífera, e quais foram os comportamentos que se seguiram após o retorno. Foi também realizada uma comparação entre as frequências de materiais nos retornos de vespas dominantes e subordinadas. Nas 306 horas de filmagens, foram registrados 372 retornos, podendo estes ser tanto infrutíferos, quanto com polpa, água, néctar ou presa. O tempo máximo registrado para um ato de forrageamento...pt
dc.format.extent28 f.
dc.identifier.aleph000890204
dc.identifier.citationCAVALHEIRO, Camila Lopes. Atividade de forrageadora da vespa eussocial Mischocyttarus rotundicollis. 2016. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-09-28/000890204.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156060
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectVespapt
dc.subjectAnimais - Comportamentopt
dc.subjectZoologiapt
dc.subjectSociedades de insetospt
dc.subjectWaspspt
dc.titleAtividade de forrageadora da vespa eussocial Mischocyttarus rotundicollispt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBRCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000890204.pdf
Tamanho:
902.73 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format