Publicação: Conceitos neoliberais em canais de entretenimento da plataforma digital "YouTube": influência na formação do indivíduo na infância
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Fonseca, Débora Cristina 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A influência dos aspectos neoliberais na sociedade moderna é um fator
indissociável ao estudo da formação e desenvolvimento do indivíduo na infância,
bem como a força de discursos meritocráticos, individualísticos e competitivos na
mídia. Por conseguinte, o presente estudo teve por objetivo central identificar a
possível presença de tais aspectos neoliberais no canal de entretenimento “Luccas
Neto - Lucas Toon”, da plataforma digital Youtube, aclamado, na atualidade, pelo
público juvenil e principalmente infantil, de propriedade do youtuber Luccas Neto, e
como esses programas podem ser influenciadores e formadores de indivíduos na
infância. Por meio de uma abordagem qualitativa, a aproximação com o objeto
estudado - episódios do canal - seguiu o que propõe a amostra intencional e a
análise, segundo a análise de conteúdo, sob a categoria não apriorística.
Debruçar-nos sobre as ideias dos autores escolhidos e sobre as análises dos
episódios do canal nos possibilitou o entendimento de que o indivíduo na infância se
molda a partir de suas vivências sociais, sendo de suma importância o seu entorno
e, ainda, os valores neoliberais constituem nossos moldes políticos, sociais e
econômicos atualmente e, considerando a internet como a terceira esfera mais
presente na vida cotidiana de uma criança, depois da família e da escola, é latente
suas ramificações no desenvolvimento do indivíduo na infância. Por fim, compartilho
os caminhos possíveis a se percorrer com base nesse tema e no presente trabalho:
como as demais esferas sociais que recebem esse indivíduo visualizam essas
influências - família e escola - e qual a responsabilidade delas em tais influências,
até onde elas devem e podem interferir e, ainda, a importância deste trabalho para a
minha constituição docente: olhar constante e mente aberta para construir e
desconstruir conhecimentos pré-existentes.
Resumo (inglês)
The influence of neoliberal aspects in modern society is an inseparable factor
to the study of the formation and development of the individual in childhood, as well
as the strength of meritocratic, individualistic and competitive discourses in the
media. Therefore, the present study has as its main objective to identify the possible
presence of such neoliberal aspects in the entertainment channel “Luccas Neto -
Lucas Toon”, of the digital platform Youtube, acclaimed, nowadays, by the youth
audience and mainly children, owned by the youtuber Luccas Neto, and how these
programs can influence and modulators of individuals in childhood. Through a
qualitative approach, the approach to the object studied - episodes of the channel -
followed what the intentional sample and analysis proposes, according to content
analysis, according to the non-a priori category. Focusing on the ideas of the chosen
authors and on the analysis of the episodes of the channel allowed us to understand
that the individual in childhood is molded from his social experiences, being of
paramount importance his surroundings and, also, the neoliberal values constitute
our political, social and economic molds today and, considering the internet as the
third most present sphere in a child's daily life, after family and school, its
ramifications in the development of the individual in childhood are latent. Finally, I
share the possible ways to go based on this theme and on the present work: how the
other social spheres that receive this individual visualize these influences - family and
school - and what is their responsibility in such influences, to what extent they should
and can interfere and also the importance of this work for my teaching constitution:
constant look and open mind to build and deconstruct pre-existing knowledge.
Descrição
Palavras-chave
Neoliberalismo, Desenvolvimento na infância, Lazer e educação, YouTube, Neoliberalism, Childhood development, Leisure and education
Idioma
Português