Publicação: Educação, cultura e inclusão social
dc.contributor.author | Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cortez, Carla Magalhães [UNESP] | |
dc.contributor.author | Trindade, Fabiani Celena [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T15:39:47Z | |
dc.date.available | 2017-01-02T15:39:47Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O projeto oferece atividades culturais a crianças do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP). São alunos que vivenciam um cotidiano que os predispõem a uma trajetória social e profissional precarizada. Em sua maioria, estão destinados a ocupar posições subalternas no mercado de trabalho, seguindo a mesma trajetória de seu país. O presente projeto pretende dar uma outra dinâmica na formação e educação dessas crianças, complementando à sua educação formal, oportunidades de desenvolvimento a partir da aquisição de bens culturais, geralmente acessíveis apenas a crianças e adolescentes de famílias de nível socioeconômico mais alto. Além dos beneficiados diretos (os alunos), o projeto beneficia a escola, a família e a sociedade, na medida em que contribui para a formação de cidadãos mais críticos e autônomos. A proposta acredita que o acesso a opções culturais é parte fundamental de uma educação de qualidade. Na sociedade brasileira os bens culturais, assim como os bens materiais encontram-se distantes de grande parte das crianças e adolescentes, contribuindo para a formação de sujeitos diferentes e desiguais. Os filhos de trabalhadores têm uma inclusão social precarizada, dentre outros aspectos, por falta de capital cultural. O sistema de ensino, segundo Bourdieu, reproduz as desigualdades sociais. Na concepção de Gramsci, a escola deve unificar a formação, abrangendo a educação tradicional, com conteúdo teórico, literário, filosófico e científico com o trabalho prático. A partir do contato com a escola e com a realidade das crianças, detectada inicialmente por um diagnóstico socioeconômico em 2012, elaboramos uma programação por meio de um trabalho conjunto com professores de disciplinas como arte, língua portuguesa, geografia, história e educação física. Em 2012 trabalhamos com exibição de filmes, leitura e dramatização de filmes, com a organização de um piquenique folclórico, que contou com uma Oficina de Maracatu, ministrada pelo Grupo de Danças e Ritmos Brasileiros da Unesp/Rio Claro e confecção e empinação de pipas. Em 2013 demos continuidade ao projeto trabalhando com filmes, músicas, leitura, elaboração de textos e criação de uma Gibiteca administrada pelos próprios alunos. Está planejado neste segundo semestre uma visita aos Museu da Língua Portuguesa e Museu Cata-vento e também ao cinema da cidade. Alguns alunos se mostram dispostos a se envolver com as atividades propostas, porém ainda encontramos resistências. O nosso projeto ainda não conseguiu mudar a dura realidade do abandono escolar, contudo tentamos a cada dia humanizar essa relação de poder que é vista por eles em relação a nós, com o objetivo nos aproximarmos dos mesmos e mudar essa realidade. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 09689 | |
dc.identifier | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY4OQ== | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09258 | |
dc.identifier.file | 2013-09689-trindade.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/146847 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.subject | Arte | pt |
dc.subject | Formação cultural | pt |
dc.subject | Juventude e educação sociocultural | pt |
dc.title | Educação, cultura e inclusão social | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- 2013-09689-trindade.pdf
- Tamanho:
- 9.39 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format