Logotipo do repositório
 

Publicação:
Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestão

dc.contributor.advisorRibeiro, Ricardo [UNESP]
dc.contributor.authorMoreno, Luciane
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-05-22T19:18:29Z
dc.date.available2019-05-22T19:18:29Z
dc.date.issued2019-03-28
dc.description.abstractCom esta pesquisa pretende-se abordar o uso de indicadores de desenvolvimento da educação, como IDEB e IDESP, na prática escolar, analisando as ações de intervenções pedagógicas e de gestão, ou seja, como gestores e professores organizam seus trabalhos, como planejam ações e melhorias da qualidade desse trabalho. Para tanto, inicia-se com a definição mais ampla e caracterização de indicadores, indicadores sociais, indicadores educacionais e suas funções, contextualizando-os na prática escolar. Como referência para a investigação, têm-se escolas da rede pública estadual de São Paulo, no município de Araraquara. Espera-se que este trabalho possa colaborar para a trajetória rumo a uma prática pedagógica de mais qualidade, em que todos participem de maneira mais efetiva e democrática na sua construção, considerando os indicadores de qualidade da educação referência significativa para o planejamento de ações que efetivamente garantam a oferta de uma escola de qualidade.pt
dc.description.abstractThis research intends to approach the use of educational development indicators, such as IDEB and IDESP, in school practice, analyzing the actions of pedagogical and management interventions, that is, how managers and teachers organize their work, how they plan actions and improvements in the quality of this work. To do so, it begins with the broader definition and characterization of indicators, social indicators, educational indicators and their functions, contextualizing them in school practice. As reference for the investigation, there are schools of the state public network of São Paulo, in the municipality of Araraquara. It is hoped that this work can contribute to the trajectory towards a pedagogical practice of more quality, in which all participate in a more effective and democratic way in its construction, considering the quality indicators of the education reference for the planning of actions that effectively guarantee the supply of a quality school.pt
dc.identifier.aleph000916810
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.lattes6234085019413949
dc.identifier.orcid0000-0002-7478-4835
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182101
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectindicadores de desenvolvimento da educaçãopt
dc.subjectindicadores educacionaispt
dc.subjectPolítica educacionalpt
dc.subjectsistema de avaliação educacionalpt
dc.subjectavaliaçãopt
dc.subjectindicators of educational developmentpt
dc.subjecteducational indicatorspt
dc.subjecteducational politicspt
dc.subjecteducational evaluation systempt
dc.subjectevaluationpt
dc.titleIndicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestãopt
dc.title.alternativeBasic Education Development Indicators: the IDEB and IDESP are analyzed in the actions of pedagogical and management interventionspt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6234085019413949
unesp.advisor.orcid0000-0002-7478-4835
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaPolítica e Gestão Educacionalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
moreno_l_me_arafcl.pdf
Tamanho:
2.41 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: