Publicação:
Educação ambiental na trilha interpretativa do engenho: um estudo com visitantes do Parque Estadual da Ilha Anchieta

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Data

2021-02-09

Orientador

Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IGCE - Geografia

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A preocupação com as consequências ambientais causadas pelas ações antrópicas vem ganhando cada vez mais destaque na sociedade mundial. A partir disto, toma-se necessária a criação de uma série de metodologias. A fim de tentar encontrar uma solução que minimize estes impactos. Pautada como política de Estado para muitos países, as medidas de proteção ambiental circulam por diversos setores do poder político, permitindo a criação de meios para garantir a proteção de ambientes ameaçados, sendo que um destes meios é a Educação Ambiental. Garantida como direito constitucional, a Educação Ambiental atua em diferentes esferas do conhecimento, possibilitando um leque multidisciplinar de opções para ser trabalhada tanto pela educação formal quanto pela educação informal. As trilhas que estão inseridas na maioria das unidades de conservação do Brasil podem ser utilizadas como ferramenta para a educação ambiental. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o histórico de desenvolvimento das discussões ambientais ao longo do final do século XX e como as unidades de conservação se estruturam atualmente. Partindo de uma metodologia qualitativa, foram realizadas um total de dezesseis entrevistas semiestruturadas com dois públicos diferentes que visitaram o Parque Estadual da ilha Anchieta durante os dias 12/02 e 28/02 de 2020. O objetivo principal dessa pesquisa é entender se a prática de percorrer Trilhas Interpretativas é relevante para a Educação Ambiental e como ela pode afetar as percepções dos visitantes. Os resultados indicam que a atividade interpretativa da Trilha do Engenho é efetiva no sentido de ampliar as percepções sobre o meio ambiente e que, mesmo sendo uma trilha simples, pode se tornar muito elucidativa e dar novos significados às questões ambientais.

Resumo (inglês)

The concern with the environmental impacts caused by human actions has been gaining more emphasis in the daily life of society. It is common sense that we seek to create methods to try to find a solution that minimizes these impacts. Adopted as a state policy for many countries, environmental protection ensures the creation of means to guarantee the preservation of threatened environments, one of these means is Environmental Education. Guaranteed in the Brazilian constitution, Environmental Education operates in different spheres of knowledge, allowing a multidisciplinary range of options to be developed by formal education and informal education. Many conservation parks in Brazil have trails that can be used as a tool for environmental education. For the development of this research, a bibliographic review was carried out on the development history of environmental discussions throughout the late 20th century. Based on a qualitative methodology, a total of sixteen semi-structured interviews were carried out with two different audiences who visited the Anchieta Island State Park on February 12 and February 28, 2020. The main objective of this research is to understand whether the Interpretative Trails are relevant to Environmental Education and how it can affect visitors' perceptions.The results indicate that the interpretative activity of the Engenho Trail is effective in the sense of expanding perceptions about the environment and that, even though it is a simple trail, it can become very educational and give new meanings to environmental issues.

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Português

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