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Discussões de gêneros e sexualidades na Licenciatura em Matemática: como as experiências de licenciandes em um processo formativo entrelaçamse nessas temáticas?

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Orientador

Souza, Antonio Carlos de

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta dissertação apresenta uma análise sobre o processo formativo desenvolvido com licenciandes em Matemática do Instituto Federal de São Paulo, Campus São José dos Campos, com o objetivo de analisar como elus discutem questões de gêneros e sexualidades em aulas de Matemática na Educação Básica enquanto passam por um processo formativo sobre os temas. Para realizar as articulações entre os tópicos de gêneros, sexualidades, formação inicial de professories de Matemática e perspectiva inclusiva na Educação Matemática, esta pesquisa fundamenta-se em diversos autories. Apresenta uma abordagem qualitativa, em que a construção dos dados se deu a partir de um Grupo de Estudos voltado à uma introdução das discussões dos temas de gêneros e sexualidades na Educação Básica, em especial, nas aulas de Matemática. A partir dos dados, são discutidas questões relevantes ao processo formativo durante cada encontro do Grupo de Estudos como a evolução des licenciandes quanto ao entendimento de cada termo, o reconhecimento delus quanto aos seus próprios marcadores sociais e aos efeitos dos marcadores no ambiente escolar, algumas maneiras de articular conceitos matemáticos e os temas propostos, além delus criarem suas próprias propostas de aula e exporem suas dificuldades em elaborá-las. Por fim, conclui-se que o grupo de estudos cumpriu seu objetivo de introduzir as discussões de gênero e sexualidade na Matemática para a Educação Básica, tendo em vista a evolução nas respostas des licenciandes ao longo dos encontros do grupo, com o reconhecimento das questões de gênero e sexualidade como relevantes e presentes no espaço escolar, entendendo a Matemática como disciplina que pode auxiliar nas discussões sobre o tema e que a profissão docente exigirá delus um processo de formação constante.

Resumo (inglês)

This dissertation presents an analysis of the formative process developed with Mathematics pre-service teachers at the Federal Institute of São Paulo, São José dos Campos Campus, with the objective of analyzing how they discuss issues of gender and sexuality in Mathematics classes in Basic Education while undergoing a formative process on these topics. To establish connections between the topics of gender, sexuality, initial teacher education in Mathematics, and an inclusive perspective in Mathematics Education, this research is grounded in various authors. Based on the data, issues relevant to the training process are discussed during each meeting of the Study Group, such as the evolution of the undergraduate students' understanding of each term, their recognition of their own social markers and the effects of the markers in the school environment, some ways of articulating mathematical concepts and the proposed themes, in addition to them creating their own class proposals and exposing their difficulties in elaborated ones. Finally, it is concluded that the study group fulfilled its objective of introducing discussions of gender and sexuality in Mathematics for Basic Education, considering the evolution in the responses of undergraduates throughout the group meetings, with the recognition of gender and sexuality issues as relevant and present in the school space, understanding Mathematics as a discipline that can assist in discussions on the topic and that the teaching profession will require a constant training process from them.

Descrição

Palavras-chave

Formação inicial de professories de Matemática, Sexualidades, Gêneros, Educação Básica, Gender, Sexualities, Basic Education, Mathematics pre-service teachers

Idioma

Português

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