Publicação: Relação entre o tempo de prática no crossfit® e o limiar de dor por pressão, performance de membro inferior e flexibilidade de tornozelo
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Pedroni, Cristiane Rodrigues 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Fisioterapia - FFC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O treinamento de CrossFit® tem como principal função desenvolver ao máximo todas as vias metabólicas e valências físicas. A presença de Ponto Gatilho Miofascial (PGM), que é definido como um ponto hiper irritável e doloroso que geralmente se encontra em uma faixa tensa de músculo, pode influenciar no controle motor e na ativação muscular, causando disfunção e queda no desempenho. A presença de PGM no músculo gastrocnêmio apresenta influência sobre a amplitude de movimento do tornozelo e no desempenho do salto vertical. O objetivo do estudo foi investigar a relação entre o tempo de prática no Crossfit® com as variáveis de Limiar de Dor por Pressão (LDP), performance de membro inferior e Amplitude de Movimento (ADM) de tornozelo, em praticantes com PGM. A amostra foi composta por 38 praticantes de CrossFit® de ambos os sexos e que apresentaram PGM no gastrocnêmio. Foi realizada anamnese e em seguida a palpação para verificar a presença de PGM. Em seguida, foi realizado algometria para avaliar o Limiar de Dor por Pressão (LDP); Weight-Bearing Lunge Test e o aplicativo Clinometer® para avaliação da Amplitude de Movimento (ADM) do tornozelo;O salto vertical foi avaliado por meio do Counter movement jump (CMJ) na plataforma de contato Elite Jump System® . A amostra foi dividida em grupo 1 (G1; n = 19) e grupo 2 (G2; n = 19) a partir do tempo médio de prática dos voluntários, sem diferença significativa entre eles quanto aos valores de LDP, ADM de tornozelo e altura do salto vertical. O LDP apresentou correlação positiva moderada com a performance no salto, indicando que menor sensibilidade álgica está relacionada com maiores alturas atingidas no salto vertical. Demais variáveis não demonstraram correlação significativa. Conclui-se que tempo de prática no esporte não interfere de maneira significante no desempenho de membro inferior, na dor e na amplitude do tornozelo, somente o LDP é capaz de afetar os valores do salto.
Resumo (inglês)
CrossFit® training has as its main function to develop to the maximum all
metabolic pathways and physical skills. The presence of a Myofascial Trigger
Point (MTP), which is defined in a nutshell as a hyper irritable and painful spot
that is usually found in a tense band of muscle, And it can influence motor control
and muscle activation, causing dysfunction and a drop in performance. The
presence of MTP in the gastrocnemius muscle has a direct influence on vertical
jump performance, rated by Counter movement jump (CMJ). The Goal of study
was investigate the relationship between practice time in Crossfit® with Pressure
Pain Threshold (PPT) variables, lower limb performance and range of motion
(ROM) of the ankle, in practitioners with MTP. The sample consisted of 38
CrossFit® practitioners of both genders who had MTP in the gastrocnemius.
Anamnesis was performed and then palpation to verify the presence of MTP.
Afterwards, algometry was performed to assess the pressure pain threshold;
Weight-Bearing Lunge Test and the Clinometer® app for assessing range of
motion (ROM) of the ankle; and the CMJ on the Elite Jump System® contact
platform for the vertical jump. ROM showed a moderate positive correlation with
jump performance, indicating that lower pain sensitivity is related to higher
heights reached in vertical jumps. Other variables not significantly explained. The
practice time in the sport does not significantly interfere in the performance of the
lower limb, in the pain and in the amplitude of the ankle, only the ROM is able to
affect the values of the jump.
Descrição
Palavras-chave
Pontos-gatilho, Dor, Desempenho, Praticantes de atividade física, Amplitude de movimento, Trigger points, Pain, Performance, Practitioners of physical activity, Range of motion
Idioma
Português
Como citar
PEIXOUTO, Isadora. Relação entre o tempo de prática no crossfit® e o limiar de dor por pressão, performance de membro inferior e flexibilidade de tornozelo. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.