Logo do repositório
 

Voz ativa: uma análise do processo de letramento racial a partir do podcast Mano a Mano

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Xavier, Juarez Tadeu de Paula

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Jornalismo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de análise o podcast Mano a Mano, um programa que aborda temas relacionados à cultura negra e questões sociais com uma linguagem informal e acessível. A pesquisa busca identificar como o discurso sobre letramento racial é construído em um conteúdo não didático, focando em um formato de conversa que se diferencia de materiais tradicionais de ensino. O estudo explora a abordagem utilizada pelo apresentador e seus convidados para promover a conscientização sobre racismo e identidade racial, analisando de que maneira as discussões conseguem ressoar com um público amplo. A partir dessa análise, pretende-se contribuir para o entendimento de práticas de letramento racial em mídias contemporâneas e sua eficácia no engajamento social.

Resumo (inglês)

This thesis analyzes the podcast Mano a Mano, a program that addresses topics related to Black culture and social issues with an informal and accessible language. The research seeks to identify how the discourse on racial literacy is constructed in a non-didactic content, focusing on a conversational format that differs from traditional educational materials. The study explores the approach used by the host and his guests to promote awareness of racism and racial identity, examining how these discussions resonate with a broad audience. Through this analysis, the aim is to contribute to understanding racial literacy practices in contemporary media and their effectiveness in social engagement.

Descrição

Palavras-chave

Letramento racial, Podcast, Cultura negra, Discurso informal, Engajamento social, Mídia contemporânea, Racial literacy, Black culture, Informal discourse, Social engagement, Contemporary media

Idioma

Português

Citação

OLIVEIRA, Pedro Gabriel. Voz ativa: uma análise do processo de letramento racial a partir do podcast Mano a Mano. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Unidade
Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
FAAC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação