Voz ativa: uma análise do processo de letramento racial a partir do podcast Mano a Mano
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Xavier, Juarez Tadeu de Paula 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Jornalismo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de análise o podcast Mano a Mano, um programa que aborda temas relacionados à cultura negra e questões sociais com uma linguagem informal e acessível. A pesquisa busca identificar como o discurso sobre letramento racial é construído em um conteúdo não didático, focando em um formato de conversa que se diferencia de materiais tradicionais de ensino. O estudo explora a abordagem utilizada pelo apresentador e seus convidados para promover a conscientização sobre racismo e identidade racial, analisando de que maneira as discussões conseguem ressoar com um público amplo. A partir dessa análise, pretende-se contribuir para o entendimento de práticas de letramento racial em mídias contemporâneas e sua eficácia no engajamento social.
Resumo (inglês)
This thesis analyzes the podcast Mano a Mano, a program that addresses topics related to Black culture and social issues with an informal and accessible language. The research seeks to identify how the discourse on racial literacy is constructed in a non-didactic content, focusing on a conversational format that differs from traditional educational materials. The study explores the approach used by the host and his guests to promote awareness of racism and racial identity, examining how these discussions resonate with a broad audience. Through this analysis, the aim is to contribute to understanding racial literacy practices in contemporary media and their effectiveness in social engagement.
Descrição
Palavras-chave
Letramento racial, Podcast, Cultura negra, Discurso informal, Engajamento social, Mídia contemporânea, Racial literacy, Black culture, Informal discourse, Social engagement, Contemporary media
Idioma
Português
Citação
OLIVEIRA, Pedro Gabriel. Voz ativa: uma análise do processo de letramento racial a partir do podcast Mano a Mano. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.