Publicação:
Titia vem cá ver a pedra alumiante que o papai trouxe'. História da Ciência, Radioatividade e o Césio-137 em Goiânia: propostas para uma unidade didática

dc.contributor.authorGomes, Paulo César [UNESP]
dc.contributor.authorLopes Júnior, Jair [UNESP]
dc.contributor.authorDelarole, Regiane [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-04-01T18:46:53Z
dc.date.available2016-04-01T18:46:53Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractThis study aimed to discuss the recent contributions of History of Science to theteaching of chemistry. The theme of the teaching unit was on the accident of cesium-137 in Goiânia ? Goiás, Brazil (1987). This was a qualitative study in which researcherand professor use the methodology of teaching on research. Thus, students should seekinformation, organize the data collected and establish relationships. Students producedposters in an exhibition at the school on the twentieth anniversary of the accident.Results demonstrated the importance of this resource. It was possible to exploit theabundance of detail and illustrations utilized what themes they students considerimportant and which they exploited. A poster exhibition on the theme indicated thestrong interest of students to participate in all activities proposed. The study alsorevealed the importance of using elements of the History of Science in ChemicalEducation and its relationship to the daily life of students.Key words: history of science; radioactivity; cesium-137en
dc.description.abstractO estudo objetivou discutir contribuições da história da ciência recente ao ensino dequímica tendo como temática a estruturação de uma unidade didática sobre o acidentedo césio-137 em Goiânia - Goiás, Brasil (1987-2007). Tratou-se de uma PesquisaQualitativa na qual pesquisador e professor adotaram a utilização da metodologia doEnsino por Investigação na qual os alunos deveriam buscar informações, organizardados coletados, formular hipóteses e estabelecer relações. Dentro da linguagem dosquadrinhos, os alunos produziram cartazes para uma exposição na escola sobre ovigésimo aniversário do acidente. Os resultados demonstraram que este recursopossibilitou explorar a riqueza de detalhes nas ilustrações utilizadas. A linguagem dosquadrinhos é integrante do cotidiano dos alunos e eles têm facilidade em expor suasideias através dela. A exposição dos cartazes sobre a temática denotou o grandeinteresse dos alunos em realizar e participar de todas as atividades propostas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
dc.format.extent26-56
dc.identifierhttp://ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/view/306/210
dc.identifier.citationEnsino, Saúde e Ambiente, v. 8, n. 1, p. 26-56, 2015.
dc.identifier.issn1983-7011
dc.identifier.lattes3637285622123132
dc.identifier.lattes1124424108310223
dc.identifier.lattes9983882821749156
dc.identifier.orcid0000-0003-2440-8097
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/137698
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEnsino, Saúde e Ambiente
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectHistory of scienceen
dc.subjectRadioactivityen
dc.subjectCesium-137en
dc.subjectHiistória da ciênciapt
dc.subjectRadioatividadept
dc.subjectCésio-137pt
dc.titleTitia vem cá ver a pedra alumiante que o papai trouxe'. História da Ciência, Radioatividade e o Césio-137 em Goiânia: propostas para uma unidade didáticapt
dc.title.alternativeHistory of science, radioactivity and cesium-137 in “goiânia”: a proposal for teaching uniten
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3637285622123132[1]
unesp.author.orcid0000-0003-2440-8097[1]
unesp.departmentEducaçãopt

Arquivos

Coleções