Publicação: Formação continuada de educadores para o uso de vídeos no ensino presencial e no ensino a distância: a multimídia e os dilemas contemporâneos do letramento digital
dc.contributor.author | Amorim, Joni de Almeida | |
dc.contributor.author | Rego, Izabel de Moraes Sarmento | |
dc.contributor.author | Rocha, José Macario de Siqueira | |
dc.contributor.author | Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | |
dc.contributor.institution | Universidade Politécnica de Valência (UPV) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:30:49Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T17:30:49Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho traz duas propostas para formação continuada de educadores com uso de vídeos, no ensino presencial e a distância. Primeiramente serão apresentadas as características e os resultados de um curso de extensão com vistas à formação de professores universitários para o uso de vídeos no ensino presencial e no ensino a distância. Para tanto, serão utilizados dados já coletados e algumas análises preliminares. A seguir, será apresentada uma proposta de curso de extensão voltado para educadores dos diversos níveis enfocando a utilização de vídeos em sala de aula. O curso proposto terá a duração de cem horas, entre momentos a distância e presenciais. O texto também discute aspectos das políticas públicas relativos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Processo de Ensinar e Aprender assim como na Formação Docente inicial e continuada, destacando o Decreto n° 6.755, de 29 de janeiro de 2009, relativo à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica do Ministério da Educação. O trabalho em questão pretende contribuir para a discussão em torno dos dilemas contemporâneos relativos à formação inicial e continuada de professores tendo como foco os potenciais benefícios da utilização de multimídia, de forma geral, e dos vídeos, de modo específico. Em especial, será focada a questão do letramento digital na formação de professores, mostrando como o domínio das TIC pode contribuir positivamente para o letramento digital de professores e, conseqüentemente, dos seus alunos. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | |
dc.description.affiliation | Universidade Politécnica de Valência (UPV) | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) | |
dc.format.extent | 7307-7320 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 7307-7320 | |
dc.identifier.file | ISSN2175-7054-2009-7307-7320.pdf | |
dc.identifier.issn | 2175-7054 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139581 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | Formação continuada de educadores para o uso de vídeos no ensino presencial e no ensino a distância: a multimídia e os dilemas contemporâneos do letramento digital | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação Matemática | pt |
unesp.department | Matemática - IGCE | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2175-7054-2009-7307-7320.pdf
- Tamanho:
- 249.32 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format