Publicação: Formação continuada de professores: um processo em construção
dc.contributor.author | Pignataro, Flávia Viana de Lima [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:20Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:20Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O trabalho foi realizado na EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato jurisdicionada na Diretoria de Ensino de Assis, escola do Ciclo I que atende os alunos em dois períodos, no período da manhã são quatro salas do segundo ao quinto ano, e no período da tarde também do segundo ao quinto ano. Os participantes deste trabalho foram todos os professores das classes do Ciclo I e os professores de Educação Física e Arte, Professor Coordenador Pedagógico e do Diretor. O trabalho relatado começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2010 mas não tem uma data de finalização, pois, ainda acontece e com o passar dos anos esta se aperfeiçoando com foco na aprendizagem dos alunos. O trabalho de formação e acompanhamento que o PC (Professor Coordenador) realiza é de extrema importância para a aprendizagem dos alunos. Não é um trabalho fácil, exige formação teórica; horas de estudo, reflexão sobre a prática; reflexão sobre o quê trabalhar em ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo); olhar crítico para análise; conhecimento do Programa Ler e Escrever, do projeto EMAI (Ensino de Matemática nos Anos Iniciais) e do Currículo Oficial; e muito discernimento para trabalhar com os envolvidos no processo. Este trabalho requer ainda, respeito à diversidade que, ao mesmo tempo que não se apresenta como tarefa fácil, torna-se campo fértil para que um complete o outro, visto que as potencialidades de um compensam as fragilidades do outro. Diante disso, na EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato desenvolvemos um movimento de formação e acompanhamento buscando aperfeiçoamento e superando os limites das ATPC que tradicionalmente tem sido caracterizadas como espaços para recado, tornando-as espaços realmente formativos, com estudos, discussões, análises, revisão e reflexão sobre nossa prática. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 4652-4661 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4652-4661 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-4652-4661.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141756 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | Formação continuada de professores: um processo em construção | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Educação - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-4652-4661.pdf
- Tamanho:
- 558.09 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format