Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação continuada de professores: um processo em construção

dc.contributor.authorPignataro, Flávia Viana de Lima [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:20Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:20Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO trabalho foi realizado na EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato jurisdicionada na Diretoria de Ensino de Assis, escola do Ciclo I que atende os alunos em dois períodos, no período da manhã são quatro salas do segundo ao quinto ano, e no período da tarde também do segundo ao quinto ano. Os participantes deste trabalho foram todos os professores das classes do Ciclo I e os professores de Educação Física e Arte, Professor Coordenador Pedagógico e do Diretor. O trabalho relatado começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2010 mas não tem uma data de finalização, pois, ainda acontece e com o passar dos anos esta se aperfeiçoando com foco na aprendizagem dos alunos. O trabalho de formação e acompanhamento que o PC (Professor Coordenador) realiza é de extrema importância para a aprendizagem dos alunos. Não é um trabalho fácil, exige formação teórica; horas de estudo, reflexão sobre a prática; reflexão sobre o quê trabalhar em ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo); olhar crítico para análise; conhecimento do Programa Ler e Escrever, do projeto EMAI (Ensino de Matemática nos Anos Iniciais) e do Currículo Oficial; e muito discernimento para trabalhar com os envolvidos no processo. Este trabalho requer ainda, respeito à diversidade que, ao mesmo tempo que não se apresenta como tarefa fácil, torna-se campo fértil para que um complete o outro, visto que as potencialidades de um compensam as fragilidades do outro. Diante disso, na EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato desenvolvemos um movimento de formação e acompanhamento buscando aperfeiçoamento e superando os limites das ATPC que tradicionalmente tem sido caracterizadas como espaços para recado, tornando-as espaços realmente formativos, com estudos, discussões, análises, revisão e reflexão sobre nossa prática.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent4652-4661
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4652-4661
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4652-4661.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141756
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleFormação continuada de professores: um processo em construçãopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-4652-4661.pdf
Tamanho:
558.09 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format