Publicação: Inclusão escolar na educação profissional técnica: reflexões sobre a perspectiva de professores e coordenação pedagógica
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Camargo, Eder Pires de
Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Nos posicionamos a favor de que a escola inclusiva seja uma oportunidade de crescimento intelectual (cognitivo e socioemocional) a todos que ela envolve, entrevistamos quatro professores e uma coordenadora pedagógica para discorrerem suas experiências e as possíveis transformações efetuadas em suas práticas de salas de aula que incluíssem os alunos do público-alvo da educação especial. Caracterizamos a educação profissional técnica de nível médio e a inclusão escolar da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Dialogamos com os participantes que nos revelaram como compreendem a inclusão escolar dos alunos do público-alvo da educação especial e as possíveis práticas e metodologias utilizadas em suas salas de aula, ou seja, como os participantes proporcionam possíveis transformações na aprendizagem dos alunos do público-alvo da educação especial. A pesquisa qualitativa descritiva, nos proporcionou compreender o cenário da educação profissional técnica de nível básico no eixo técnico em química em uma escola no interior do estado de São Paulo, de autarquia do Centro Paula Souza. Através de entrevistas semiestruturadas buscamos perceber detalhes e riquezas de informações descritas pela dialética que compôs nossas análises de dados. Percebemos que a inclusão escolar dos alunos do público-alvo da educação especial na educação profissional técnica de nível médio ainda precisa ser estudada com mais engajamento, contribuindo com novas práticas de sala de aula que contemplem os diferentes alunos e a formação profissional técnica de qualidade.
Resumo (inglês)
We are in favor of an inclusive school as an opportunity for intellectual (cognitive and socioemotional) growth for everyone it involves, we interviewed four teachers and a pedagogical coordinator to discuss their experiences and possible changes made in their classroom practices that include students from the target audience of special education. We characterize professional and technical education at the secondary level and school inclusion of special education from the perspective of inclusive education. We dialogue with the participants who revealed to us how they understand the school inclusion of students from the target audience of special education and the possible practices and methodologies used in their classrooms, that is, how the participants provide possible transformations in the learning of students from the public- target of special education. The descriptive qualitative research takes place in the setting of professional and technical education at the secondary level axis in chemistry in a school in the interior of the state of São Paulo, belonging to an autarchy of the Centro Paula Souza. Through semi-structured interviews, we seek to perceive details and wealth of information described by the dialectic that composed our data analyses. We realize that the inclusion of students from the target audience of special education professional and technical education at the secondary level still needs to be studied with more engagement, contributing with new classroom practices that include different students and quality technical professional training.
Descrição
Palavras-chave
Educação especial., Educação profissional técnica de nível médio., Pesquisa qualitativa descritiva., Special education, Professional and technical education at the secondary level, Descriptive qualitative research
Idioma
Português