Publicação: Educação física escolar e Sport Education no contexto do ensino médio
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Data
Autores
Orientador
Impolcetto, Fernanda Moreto 

Del Conte, Denis Rodrigo
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Ao observarmos a história da Educação Física escolar, vimos que o ensino do esporte era focado na técnica, para competição e distante dos valores que a cultura corporal deve proporcionar. No Ensino Médio, a reprodução desse modelo causou muita evasão e desinteresse dos alunos. Atualmente, existem propostas da Pedagogia do Esporte que buscam romper com esse modelo tradicional, como o Sport Education (SE), cujo foco é proporcionar aos alunos uma experiência esportiva autêntica, por meio da vivência de temporadas que valorizam a diversidade e inclusão, na quais os alunos experimentam uma variedade de funções, tais como: jornalistas, treinadores, árbitros e atletas. O objetivo dessa pesquisa foi investigar e analisar a produção científica sobre o Sport Education na Educação Física escolar no Ensino Médio. Para a realização da presente pesquisa, optamos pelo método misto de pesquisa, composto tanto pela abordagem quantitativa quanto a qualitativa. Na dimensão quantitativa foi realizado um levantamento da produção cientifica em artigos nacionais e internacionais nos períodos entre os anos de 2012 e 2021. Os resultados indicam que o percentual de artigos encontrados sobre SE foi de 0,46% e tendo apenas 0,05% ligados ao Ensino Médio. Diante dos resultados percebemos que houve um aumento de quantidade de artigos feito no Brasil, se destacou o domínio Socio/Afetivo e a aplicação de esportes de invasão, em relação aos impactos do SE nas aulas do EM, foram positivos tanto em relação ao desempenho cognitivo, técnico e em relação aos valores sociais.
Resumo (inglês)
When we observe the history of school Physical Education, we see that the
teaching of sports was focused on technique, for competition, and far from the values
that body culture should provide. In High School, the reproduction of this model caused
a lot of evasion and lack of interest among students. Currently, there are proposals
from Sports Pedagogy that seek to break with this traditional model, such as Sport
Education (SE), whose focus is to provide students with an authentic sports
experience, through the experience of seasons that value diversity and inclusion, in
which students experience a variety of roles, such as journalists, coaches, referees,
and athletes. The objective of this research was to investigate and analyze the
scientific production on Sport Education in High School Physical Education. To carry
out this research, we opted for the mixed research method, composed of both
quantitative and qualitative approaches. In the quantitative dimension, a survey of the
scientific production in national and international articles was carried out in the periods
between the years 2012 and 2021. The results indicate that the percentage of articles
found on SE was 0.46% and only 0.05% were related to secondary education. Faced
with the results we noticed that there was an increase in the amount of articles made
in Brazil, the Socio/Affective domain and the application of invasion sports stood out,
in relation to the impacts of SE in high school classes, they were positive both in
relation to cognitive and technical performance and in relation to social values.
Descrição
Palavras-chave
Educação física escolar, Ensino médio, Sport education, School physical education, High school
Idioma
Português