Logotipo do repositório
 

Publicação:
EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem

dc.contributor.authorFerreira, Gabriella Rossetti [UNESP]
dc.contributor.authorLeão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:05Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:05Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractHá uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes; esta é a chamada Educação a Distância (EAD). A mediação didático-pedagógica desta modalidade pautase pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo assinalar qual o papel da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, e apontar quais são as abordagens utilizadas nessa ação. Para isso, foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional, resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático-tecnológica, por meio de teleaulas, chats, fóruns e todos os meios que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, em que há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.format.extent1-11
dc.identifierhttp://www.faceq.edu.br/regs/edicoesAnteriores.asp
dc.identifier.citationRevista de Educação, Gestão e Sociedade, v. 1, n. 13, p. 1-11, 2014.
dc.identifier.issn2179-9636
dc.identifier.lattes6817625850441625
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124964
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista de Educação, Gestão e Sociedade
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEducação a Distância (EAD)pt
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)pt
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)pt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectConhecimentopt
dc.titleEAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagempt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes6817625850441625[2]
unesp.author.orcid0000-0002-5037-4882[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos