Logotipo do repositório
 

Publicação:
Vocalizando a identidade: analise das relações professor-aluno no ensino de canto

dc.contributor.advisorMariz, Joana [UNESP]
dc.contributor.authorMatsufuji, Ricardo Akira
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-03-03T20:19:46Z
dc.date.available2022-03-03T20:19:46Z
dc.date.issued2021-11-19
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão, pela ótica da educação humanizada, sobre o tratamento das(os) estudantes de canto pela pedagogia vocal tradicional, realizando uma análise crítica de dois títulos importantes da área: Claire Dinville, representando uma vertente mais antiga da pedagogia vocal do século XX, e Richard Miller, representando tendências mais recentes da área do ensino de canto. Toma-se como referência autores da educação humanizada e construtivista, da educação somática e do pensamento decolonial para a análise dos títulos. Também são investigados os significados identitários da voz e do corpo e suas relações com o ensino-aprendizagem, traçando um parâmetro avaliativo para identificar como a pedagogia vocal se posiciona em relação à identidade das(os) alunos de canto.pt
dc.description.abstractThe following essay imply an observation, considering humanizing education theories, on the treatment of the students by the traditional vocal pedagogy, pointing a critical analysis of two important authors of the the singing studies: Claire Dinville and Richard Miller. Constructivism, somatic education and decolonization authors are taken into account as references to analize them. Also the identity aspects of the voice and body are looked into as its relation to the learning activity, pointing where the singing pedagogy stands regarding the identity of the students.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/217002
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPedagogia vocalpt
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectVozpt
dc.subjectEducação humanizadapt
dc.subjectHegemonia culturalpt
dc.titleVocalizando a identidade: analise das relações professor-aluno no ensino de cantopt
dc.title.alternativeVoicing the identity: analysis of the relationship between teacher and student in the vocal pedagogyen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateMúsica - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
matsufuji_ra_tcc_ia.pdf
Tamanho:
398.07 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
matsufuji_ra_tcc_ia_autorizacao.pdf
Tamanho:
222.14 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: