Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação inicial de professores de ciências biológicas no contexto da educação inclusiva: o que revelam licenciandos

dc.contributor.advisorBotucatu, Luciana M. Lunardi Campos [UNESP]
dc.contributor.authorDias, Alan Bronzeri [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:13:36Z
dc.date.available2015-03-23T15:13:36Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA inclusão escolar de alunos com deficiência é um processo amplo,que exige a transformação de concepções e práticas discriminatórias na escola e em sala de aula e, no centro dessa transformação, encontra-se o professor e sua formação. A formação inicial é compreendida como um momento crucial para a reflexão e a aceitação da diversidade e das potencialidades e habilidades individuais. No entanto, o despreparo para atuação junto aos alunos com deficiência é uma realidade, já denunciada por inúmeras investigações. Neste contexto, desenvolveu-se o presente estudo que teve por objetivo identificar e analisar conhecimentos e compreensões de alunos da licenciatura sobre educação inclusiva. Participaram do estudo 90 alunos do último ano do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, dos períodos integral e noturno de uma universidade pública estadual do interior de São Paulo, em 2012 e 2013. Os dados foram coletados por meio de questionário, com sete perguntas que envolviam a compreensão de educação inclusiva, de necessidade educacional especial e das dificuldades para inclusão escolar; o contato com a inclusão escolar e atuação como professor em contexto inclusivo. Os resultados indicaram que os licenciandos associam necessidades educacionais especiais aos alunos deficientes, possuem uma compreensão ampla e generalista de educação inclusiva e identificam inúmeros fatores que dificultam esse processo, sendo o despreparo do professor o principal fator. Durante sua formação inicial, eles não tiveram contato intencional e refletido com o processo inclusivo e embora indiquem o compromisso com uma atuação pedagógica que inclua alunos com necessidades especiais, apontaram a busca de conhecimentos como sua principal iniciativa nessa atuaçãopt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000807058
dc.identifier.citationDIAS, Alan Bronzeri. Formação inicial de professores de ciências biológicas no contexto da educação inclusiva: o que revelam licenciandos. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2013.
dc.identifier.file000807058.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118872
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectProfessores de educação especial - Formaçãopt
dc.subjectLicenciaturapt
dc.subjectInclusive educationpt
dc.titleFormação inicial de professores de ciências biológicas no contexto da educação inclusiva: o que revelam licenciandospt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000807058.pdf
Tamanho:
617.04 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format