Logo do repositório
 

Educação para a sexualidade: intervenção em um grupo de adolescentes assistidos pelo cras, a partir do conhecimento de suas representações sociais em relação às DST/Aids

dc.contributor.authorChristovam, Amauri Rogério
dc.contributor.authorThomazelli, Caroline
dc.contributor.authorFrabetti, Karol Conti
dc.contributor.authorMoretto, Laísa Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Nilma Renildes da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:59Z
dc.date.available2016-03-02T12:58:59Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThe Socio-Historical Psychology Theory understands human development constituted by the social and historical relations, in whom the individual belongs, and understanding the meaning of adolescence as a time and built. The social psychology, in this theoretical approach, proposes, among others, the category Social Representations (SR) for analysis and discussion of psychosocial phenomena. This study aimed to investigate the SR of adolescents about sexually transmitted diseases (STD/SIDA), by means of a questionnaire in order to know their vulnerabilities to spread of STD/SIDA. After the identification of vulnerabilities, an intervention was performed through a group processes with adolescents 11 to 15 years, users of services CRAS of a city in São Paulo State, to provide subsidies in relation to education for sexuality. Based on data collected and discussed, it can be stated that among the multiple determinants of the increased incidence, as the Epidemiological Bulletin 2011/MS, the lack of safe sex practices contributes to the vulnerability of adolescents. Emphasizes the need to know their Social Representations proposing an intervention, not to reproduce the imposition of „packages awareness of safe sex practices,” homogeneous and universal, it does little to promote health and education of adolescents.en
dc.description.abstractA Teoria Psicológica Sócio-Histórica compreende o desenvolvimento humano como constituído nas e pelas relações sociais e históricas, sendo a adolescência um momento significado e construído - logo, histórico. A Psicologia Social, nesta abordagem teórica, propõe, entre outras, a categoria Representações Sociais (RS) para análise e discussão dos fenômenos psicossociais. Este trabalho objetivou investigar as RS de adolescentes sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) por meio de um questionário, visando conhecer suas vulnerabilidades ao contágio das DST/AIDS. Após essa identificação, foi realizada uma intervenção, por meio de um grupo focal com adolescentes de 11 a 15 anos, usuários dos serviços do CRAS de uma cidade do interior paulista, a fim de oferecer subsídios em relação à educação para a sexualidade. Conforme os dados coletados e discutidos, pode-se afirmar que, dentre as múltiplas determinações do aumento da incidência de DST/ AIDS, conforme o Boletim Epidemiológico de 2011/MS, o desconhecimento sobre práticas sexuais seguras contribui para a vulnerabilidade de adolescentes. Enfatiza-se a necessidade de conhecer suas RS ao propor uma intervenção, para que não se reproduzam imposições de “pacotes de conscientização de práticas sexuais seguras” de maneira homogênea e universal, que pouco contribui na promoção à saúde.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.format.extent97-114
dc.identifierhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/2811
dc.identifier.citationEducação em Revista, v. 13, n. 1, p. 97-114, 2012.
dc.identifier.fileISSN2236-5192-2012-13-01-97-114.pdf
dc.identifier.issn2236-5192
dc.identifier.lattes0904189163584484
dc.identifier.orcid0000-0001-8458-3431
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134918
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEducação em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectEducation for sexualityen
dc.subjectRepresentações sociaispt
dc.subjectAdolescênciapt
dc.subjectEducação para a sexualidadept
dc.titleEducação para a sexualidade: intervenção em um grupo de adolescentes assistidos pelo cras, a partir do conhecimento de suas representações sociais em relação às DST/Aidspt
dc.title.alternativeEducation for sexuality: intervention in a group of adolescents assisted by crass, from knowledge of their social representations in relation to STD/ SIDAen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication5688658f-6899-499b-955f-21ec21080e34
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery5688658f-6899-499b-955f-21ec21080e34
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.author.lattes0904189163584484
unesp.author.orcid0000-0001-8458-3431
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-5192-2012-13-01-97-114.pdf
Tamanho:
630.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format