Publicação: A tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior?
dc.contributor.author | Oliveira, Francisnaine Priscila Martins de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Lima, Claudia Maria de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:08Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:08Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | No presente trabalho apresentamos parte das reflexões teóricas e contextualizações realizadas no âmbito da pesquisa de doutorado que temos desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, que tem como objetivos gerais: 1.Identificar e caracterizar os modelos de tutoria dos cursos de Pedagogia das IES públicas parceiras da UAB; 2. Investigar e analisar como e em que condições, nesses modelos, o tutor virtual constitui sua profissionalidade. Discutir acerca do sistema de acompanhamento e apoio ao processo de ensino e aprendizagem na educação a distância em nível superior nos remete à tutoria e ao trabalho do tutor e, consequentemente, ao trabalho docente nesse nível de ensino. Para tanto, a discussão realizada neste texto se constitui a partir dos seguintes aspectos: 1)A educação a distância como uma das estratégias de expansão do ensino superior; 2)A centralidade da formação de professores nas políticas de educação a distância, especialmente a partir da criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB); 3) A tutoria como elemento constitutivo fundamental da educação a distância e o tutor como um novo agente que passa a compartilhar da docência na educação a distância; 4)O trabalho docente na educação a distância, suas condições e precarizações, com destaque para o trabalho do tutor virtual. Finalizamos o presente texto apontando para urgência de que sejam repensadas e revistas as condições de trabalho, de remuneração e de vínculo institucional dos profissionais que se envolvem com a educação a distância, especialmente o tutor virtual que assume responsabilidades docentes pela formação dos alunos, futuros professores. Revisões essas que precisam ser feitas tanto política quanto institucionalmente. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) | |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | |
dc.format.extent | 6904-6916 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6904-6916 | |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-6904-6916.pdf | |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | |
dc.identifier.lattes | 5931468797076374 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-4979-5070 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139897 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | A tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior? | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5931468797076374[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-4979-5070[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.department | Educação - IBILCE | pt |
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